Em cem dias, Jander Lobato amplia atuação parlamentar com mandato participativo

O vereador Jander Lobato (PTB) completou os cem dias de atuação parlamentar com a marca do mandato participativo, no último sábado (10). Desde que tomou posse, no dia 1 de janeiro de 2021, na 18° legislatura 2021-2024, o vereador vem atuando em frentes de trabalhos nas áreas da saúde, infraestrutura, social e geração de emprego e renda que colaboram para a qualidade de vida da população.

Diante do cenário da pandemia da Covid-19, Jander Lobato defendeu ações de transparência referentes à vacinação contra a doença na população, principalmente, com a criação de um canal de comunicação. As ações foram atendidas pela Prefeitura de Manaus que criou o Portal da Vacinação. Ainda no processo de vacinação, Jander foi a favor do Projeto de Lei enviado à CMM, pelo prefeito de Manaus, David Almeida, que autoriza a compra de vacinas contra a Covid-19 diretamente de fornecedores.

Jander Lobato também votou a favor do projeto de lei do Executivo Municipal que criou o Auxílio Manauara, no valor de R$ 200. O auxílio vem sendo pago a 40 mil famílias residentes em Manaus, que se encontram em situação de pobreza e para as famílias em situação de vulnerabilidade social de Manaus.

Nesse período, o vereador foi escolhido como vice-presidente da Comissão dos Direitos das Crianças, Adolescentes, Jovens e Idosos e membro da Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher e da Comissão Parlamentar Cristã. “Esse é o início de um grande trabalho que estaremos realizando em nossa cidade. Temos muitas ações e projetos a serem realizados em favor das famílias que precisam de oportunidades e desenvolvimento socioeconômico em suas vidas. Agradeço ao Prefeito David Almeida, e ao vice-prefeito Marcos Rotta pelo apoio e diálogo na condução dos trabalhos”, comentou o vereador.

Na área da educação, Jander deu total apoio ao Projeto de Lei de criação do programa “Auxílio Conectividade”, que destinará R$ 70, durante 10 meses, para quase oito mil professores. O objetivo é permitir que os profissionais da educação, em pleno exercício de suas funções, tenham acesso à internet, para realizar suas atividades laborais, enquanto as aulas da rede municipal seguirem de forma remota, como medida de prevenção à Covid-19.

Infraestrutura – A luta pela dignidade no direito de ir e vir e na mobilidade na vida da população vem sendo expressiva no mandato do vereador Jander Lobato. Nesse período, ele conseguiu ter pedidos atendidos pela Prefeitura de Manaus em relação às demandas de melhorias de infraestrutura nos bairros do Mutirão, Aleixo, Chapada, Colônia Antonio Aleixo, Compensa, Distrito Industrial, Flores, Gilberto Mestrinho, Grande Vitória, João Paulo, Jorge Teixeira, Lago Azul, Nossa Senhora das Graças, Nova Conquista, Nova Esperança, Nova Floresta, Nova Vitória, Novo Aleixo, Parque das Laranjeiras, Raiz, Redenção, Santa Etelvina, Santa Inês, Tancredo Neves, Tarumã e Terra Nova.

Com o lançamento do Programa Asfalta Manaus da Prefeitura, boa parte das demandas enviadas à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) entraram na programação de execução dos serviços de tapa-buracos, pavimentação asfáltica e mutirão de limpeza.

Economia e renda – Com o foco na geração de renda e do incentivo ao empreendedorismo, Jander Lobato defendeu nesse tempo medidas que amenizassem os impactos econômicos na vida do empreendedor manauara, em decorrência da crise epidemiológica e econômica causada pela Covid-19. Ele foi contra o reajuste de 40% do Imposto Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para imóveis não residenciais de Manaus. O Prefeito de Manaus, David Almeida, revogou a Lei Nº 2564 de 26/12/2019 que instituía o aumento do imposto.

Outra importante tratativa em andamento é referente à proposta de redução do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). A indicação do vereador Jander Lobato, ao prefeito David Almeida, solicita a prorrogação dos efeitos jurídicos e demais disposições das leis nº 2.674, de 11 de setembro de 2020, que trata da regularização de imóveis por meio de redução no valor ITBI e estabelecem desconto de até 50% na cobrança do tributo, por um período de até 12 meses ou enquanto vigorar o estado de calamidade pública, ocasionado pela pandemia do novo Coronavírus em Manaus.

O Indicativo tem o intuito de ajudar empreendedores a regularizarem a escritura e o registro junto ao município, tendo em vista o atual cenário de retração da economia, por conta da Covid-19, o que resultaria na gradual recuperação econômica com a arrecadação municipal.

Canais de comunicação – Jander Lobato dispõe das redes sociais: @janderlobato (instagram) e jandelobato (facebook) para conceder transparência de seu trabalho diário nos bairros e no parlamento. Assim como o WhatsApp: (92) 98495-3501, criado pelo vereador para receber reivindicações, denúncias, reclamações e sugestões de melhorias para a cidade de Manaus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here