Matusalém é um peixe pulmonado australiano de 90 anos que vive na Academia de Ciências da Califórnia. De acordo com um relatório da Associated Press, um peixe no aquário de Chicago era mais velho que Matusalém, mas faleceu há vários anos aos 95 anos.

Medindo mais de um metro de comprimento e pesando 18 quilos, Matusalém faz parte de uma espécie primitiva de peixe que tem pulmões e guelras. Os cientistas consideram a espécie um elo entre os animais aquáticos e os animais terrestres.
Ele veio pela primeira vez para os Estados Unidos da Austrália em 1938.
De acordo com seus tratadores, Matusalém não age como um peixe típico.
Allan Jan, biólogo sênior da Academia de Ciências da Califórnia, disse à AP: “Eu digo aos meus voluntários, finja que ela é um filhote de cachorro subaquático, muito suave, gentil, mas é claro que se ela se assustar, ela terá ataques repentinos de energia. na maioria das vezes ela é apenas calma.”
Aparentemente, Matusalém desenvolveu um gosto por figos, mas não qualquer figo. O peixe só come figos frescos e não é fã dos que foram congelados.
Embora existam outros dois peixes pulmonados na academia, a espécie é considerada ameaçada e não pode mais ser exportada para fora das águas australianas. Devido a isso, uma vez que Matusalém falecer, os pesquisadores não acreditam que conseguirão outro peixe-pulmonado.