No Dia Mundial do Livro, escritor amazonense destaca os benefícios da leitura em tempos de pandemia

A pandemia do novo Coronavírus fez com que várias pessoas em diversos locais do mundo encarem o isolamento social para evitar a propagação do vírus. Mas, ficar em casa durante muitos dias tem sido um desafio para essas pessoas. O melhor é sempre buscar uma alternativa. O escritor amazonense Marcus Antônio, explica que os livros são excelentes companhias para encarar a quarentena. “A leitura tem inúmeros benefícios. Ler, amplia seu vocabulário, te torna mais rico culturalmente, reduz o preconceito, sem contar que é tão terapêutico quanto ouvir música e ir ao cinema”, declarou o escritor.

Diversos estudos apontam os benefícios da leitura. Questões como dormir melhor e reduzir o estresse são alguns deles. O autor dos livros O Incrível Poder da Semente e o Legado dos Heróis, afirmou que atualmente as pessoas sempre interagem com a tela. Mas é fato que as emissões de sinais eletrônicos colocam sua mente em estado de atenção. “Hoje a quantidade de informações com que as pessoas são bombardeadas todos os dias, principalmente sobre a propagação do coronavírus, tem feito muita gente perder o sono, e aumentar o nível de estresse e medo. Um livro pode acalmar, e sem dúvida melhorar a rotina do sono. Quem lê duas ou três páginas diariamente, sabem bem disso”. Foi o que afirmou Marcus.

O Escritor citou um estudo realizado pela Universidade de Ohio nos Estados Unidos em 2019 que revela que ler, encoraja mais o ser humano na busca por novas conquistas, além de aprimorar a empatia. De acordo com o estudo, quanto mais você se identifica com um ou mais personagens na leitura, maior é a chance de realizar novas ações. O levantamento mostra ainda que se deixar envolver pela leitura e pelos desafios de personagens do livro traz sentimento de identificação e consequente empatia aos esforços dos outros.

“Sabemos que toda as informações sobre a pandemia são importantes. Mas tão importante quanto, é cuidar da saúde intelectual e mental. Os livros podem ser um refúgio, sem contar que vão te ajudar crescer, ampliar o vocabulário, melhorar a memória e claro aprimorar a inteligência”, afirmou Marcus Antônio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui