Durante o 1 turno, os candidatos ao cargo majoritário, em Manaus, gastaram mais de R$ 800 mil em anúncios nas redes sociais. O valor inclui os 11 candidatos que concorreram à Prefeitura de Manaus. O último relatório Benchmarking Digital: eleições 2020 aponta que o candidato Alfredo Nascimento foi o campeão de impulsionamentos nas redes sociais, totalizando R$145.450,00 em anúncios.
Em segundo lugar, está Ricardo Nicolau que chegou a investir em anúncios pagos, mais de R$130 mil. Já o candidato Amazonino Mendes chegou ao valor de R$121 mil, só neste 1º turno. Os dados foram coletados e analisados pela iMarketing Agência Digital.
Outros candidatos: Capitão Alberto Neto (R$ 101.467); David Almeida (R$ 100.650); José Ricardo (R$ 92.384); Romero Reis (R$ 59.111); Coronel Menezes (R$ 29.987); Chico Preto (R$ 14.498); Marcelo Amil (R$ 1.596) e Gilberto Vasconcelos (R$ 833).
O valor total gasto pelos candidatos eleitorais nas mídias sociais ao longo do período de 20 de setembro até 14 de novembro, gerou a quantia de R$ 804.588,00, registrada nesta última análise do Benchmarking Digital dos candidatos a prefeito de Manaus. Esses números são retirados da biblioteca de anúncios do Facebook.
Presença digital dos candidatos a prefeito de Manaus
A cada semana, cada candidato foi ganhando força, reconhecimento e eleitores em suas redes sociais. Além do valor investido por cada um dos 11 candidatos, analisamos, durante esses 3 meses, as principais métricas com os rankings de curtidas, comentários, compartilhamento.
No Facebook
A métrica de engajamento também foi analisada neste estudo, cada candidato obteve o percentual de acordo com o seu público na rede social. A página do Coronel Menezes liderou nessa última semana, com a porcentagem de 44,86%, um bom resultado. Depois dele, Ricardo Nicolau ficou em segundo lugar, com 23,14%, um bom desempenho nesses últimos 7 dias no Facebook.
No Instagram
Os candidatos vieram ganhando muitos seguidores em seus perfis. Nessa última semana, o Capitão Alberto Neto ganhou mais de 6 mil seguidores, chegando ao total de 164 mil seguidores em sua rede social. David Almeida também alcançou um número considerável de seguidores, sendo 5.240, totalizando 48.662 em seu Instagram.
Os dados apresentados na Relatório Benchmarking Digital: Eleições 2020 foram coletados a partir da ferramenta Fanpage Karma, que possibilita o monitoramento de diferentes indicadores de desempenho dos perfis profissionais das redes sociais. Dessa forma, foi possível acompanhar os dados atualizados das campanhas eleitorais.