Em convenção realizada na noite desta terça-feira (15), o capitão da Polícia Militar (PM-AM), Carpegiane Andrade, oficializou sua pré-candidatura ao cargo de vereador do município de Manaus pelo partido Republicanos

O evento aconteceu em forma drive-in, obedecendo ao protocolo de segurança contra a transmissão da Covid-19.

Apontado como favorito a uma das 41 vagas da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Capitão Carpê, como é popularmente conhecido nas redes sociais, licenciou-se da PM após 11 anos de carreira.

“Eu não estou aqui em busca de emprego. Emprego eu tenho. Eu sou capitão de polícia, e estou abdicando da minha carreira. Não sou de família rica, não tenho dinheiro guardado. Tudo o que eu tenho se chama “polícia militar”. Sou conhecido em Manaus por ser um PM. E quer queira ou não, muitos terão que aceitar que nós [eu e Capitão Alberto Neto] mudamos a imagem da Polícia Militar”, declarou Carpê.

Natural de Eirunepé, mas residente em Manaus desde 1996, Carpegiane surge como promessa de uma nova política, que nos últimos anos vem conduzindo o pensamento e as ações do eleitorado amazonense, em prol de modificar o cenário político local.

Para concorrer ao cargo de vereador, Carpê pediu licença da PM após 11 anos de carreira – Foto: Ítalo Sena

Covid-19

Devido à pandemia da Covid-19, o Congresso teve que mudar as datas das eleições. O pleito do primeiro turno acontecerá no dia 15 de novembro, onde a população escolherá os respectivos vereadores e prefeito da capital amazonense. Em caso de segundo turno, a votação ocorrerá no dia 29 novembro.

Saiba mais

Carpegiane Andrade nasceu no dia 15 de outubro de 1983, no município de Eirunepé, interior do AM. Em 1996, mudou-se para Manaus junto com a família.

Sempre muito incentivado pela mãe, dona Shirlei Veras de Andrade, Carpê ingressou, em 2009, no quadro da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) como soldado. No ano de 2011, passou no concurso para oficial da PM, sendo declarado aspirante dois anos depois.

Em 2018, foi promovido com honrarias ao posto de Capitão da Polícia Militar.

Capitão da Polícia Militar (PM-AM), Carpegiane Andrade – Foto: Ítalo Sena

Carpegiane é Bacharel em Direito, Ciências Militares e Segurança Pública. Também é pós-graduado em Psicologia Jurídica e Inteligência Forense.

É o idealizador da ação social de combate ao suicídio “Ainda não é a sua última viagem”, que visa chamar a atenção da sociedade para deixar uma mensagem de coragem e apoio às pessoas que lutam contra a depressão. Também realiza palestras falando sobre Segurança Pública e frequentemente participa de ações comunitárias em várias zonas da capital.

Texto produzido por Sony Corsi e Narel Desiree (com informações da assessoria)

Material revisado e editado por Narel Desiree

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here