Evento apoiado pelo Governo do Amazonas analisa a relação entre a Medicina Veterinária, o homem e o meio ambiente

Programação do IICAEH acontece de 25 a 28 de junho

Promover a Saúde Única, integrando a saúde animal, o ambiente e o homem, com ênfase na região amazônica, é o objetivo da primeira edição do “Integrative International Congress on Animal and Environmental Health – IICAEH 2024”. O evento é apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev).

O encontro acadêmico iniciou nesta terça-feira (25/06) e segue até sexta-feira (28/06), em Manaus. As atividades serão realizadas no Auditório Vânia Pimentel, localizado na Universidade Nilton Lins, no bairro Flores, zona centro-sul da cidade; e no Auditório Uirapuru e Rouxinol, do Tropical Executive Hotel, na Ponta Negra, zona oeste da capital.

O IICAEH é coordenado pelo pesquisador Gustavo Moraes Ramos Valladão, mestre e doutor em Aquicultura. A primeira edição é uma parceria entre pesquisadores de diferentes instituições e países, como Peru, Estados Unidos, Chile, Moçambique, Brasil e Portugal. Estão entre os temas em discussão: zoonoses emergentes, resistência antimicrobiana e impactos ambientais na sociedade e no ambiente.

“O evento irá celebrar e efetivar parcerias interinstitucionais, com a proposição de novos projetos de pesquisas e termos de cooperação internacionais (entre a Universidade Nilton Lins e universidades públicas e privadas do Chile e Moçambique), além de um novo curso de mestrado em Medicina Veterinária, que será iniciado através da parceria da Universidade Nilton Lins com o Instituto Federal do Amazonas (Ifam)”, relata o coordenador.

Estudantes, pós-graduandos, profissionais autônomos, professores, pesquisadores e demais interessados nos temas em discussão do evento fazem parte do público-alvo. De acordo com Gustavo Moraes, o evento é uma oportunidade para a troca de conhecimentos.  “O objetivo é reunir especialistas e profissionais de diversas áreas para discutir os desafios e as oportunidades atuais, estabelecimento de parcerias e redes de colaborações, além de divulgação científica de alto nível”, comenta o pesquisador sobre o aspecto multidisciplinar do evento.

A intenção é promover a conscientização sobre as consequências das ações do homem na natureza, e como a preservação ambiental e do equilíbrio ecossistêmico está ligada ao bem-estar global. Gustavo Moraes considera que a capacitação dos profissionais interessados na chamada Saúde Única é importante, porque é uma maneira de ampliar o alcance das informações das pesquisas.

A expectativa é que a interação entre grupos de pesquisa, profissionais da saúde, veterinários, biólogos, ecologistas, resulte em uma Medicina Veterinária atualizada e responsável, contribuindo não só com estratégias de prevenção para o controle de doenças, mas também para a formulação de políticas públicas. As discussões do encontro serão publicadas nos Anais do Evento.

A programação inclui palestras, minicursos, apresentações de trabalhos em formato de pôster e oral, ministradas por especialistas renomados, que irão oferecer aos participantes a chance de aprofundar conhecimentos em áreas específicas, através de atividades práticas e estudos de caso. Detalhes do cronograma completo estão disponíveis no link: https://eventos.congresse.me/iicaeh#schedule.

Parev

O Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas apoia a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, sediados no Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação como congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

Gustavo Moraes reforça a importância do apoio da Fapeam para realização do evento: “A existência do programa Parev permite a organização de eventos deste porte que atraem os olhos da academia e da sociedade para o estado do Amazonas, e possibilita que toda a comunidade da região Norte do país tenha acesso e oportunidade de adquirir e trocar conhecimentos com pessoas de outras regiões ou países”, defende o coordenador do evento.

Eventos científicos da Fapeam

A agenda de eventos científicos do primeiro semestre de 2024, apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, pode ser acessada no link https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam-2/.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui