Governo do Amazonas promove ação de castração solidária de animais no bairro Betânia, zona sul da capital

O agendamento acontece na terça-feira (24/02), na Escola Estadual Cívico-Militar Professor Nelson Alves Ferreira

Foto: Divulgação / Sepet

A Secretaria de Estado de Proteção Animal do Amazonas (Sepet-AM) e a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), do Governo do Amazonas, realizam mais uma ação de castração gratuita de cães e gatos em Manaus, nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro. Desta vez, o Castramóvel vai atender tutores do bairro Betânia, na zona sul da capital, ampliando o acesso ao serviço e fortalecendo as políticas públicas de proteção animal.

O agendamento presencial será realizado na terça-feira (24/02), das 9h às 14h, na Escola Estadual Cívico-Militar Professor Nelson Alves Ferreira, na Rua Cinco de Fevereiro, nº 266, bairro Betânia. Ao todo, serão disponibilizadas 150 vagas, com distribuição de senhas por ordem de chegada, até o preenchimento total.

A iniciativa, em área de atuação do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), executado pela UGPE, órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), faz parte da campanha contra o abandono e maus-tratos aos animais realizada pelo programa. Além disso, a ação de castração integra o cronograma permanente da Sepet voltado ao controle populacional de cães e gatos e à prevenção de doenças.

“A cada edição do Castramóvel, a gente reafirma nosso compromisso com a proteção animal e com as famílias que precisam desse serviço. Levar a castração gratuita para o bairro Betânia, inclusive pela primeira vez, é garantir dignidade, saúde e mais qualidade de vida para os animais e para a comunidade”, destacou a secretária da Sepet, Joana Darc.

Para realizar o cadastro, o tutor deve apresentar RG, CPF, comprovante de residência e uma foto do animal. As cirurgias serão realizadas nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, pelo Castramóvel, unidade móvel da Sepet equipada para oferecer o procedimento com segurança, qualidade e acompanhamento veterinário.

O secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, enfatizou a importância da iniciativa. “Nosso objetivo é democratizar o acesso à castração nas áreas de intervenção do Prosamin+, pois, por meio da cirurgia, conseguimos impedir o avanço de zoonoses e prevenir problemas de saúde em animais domésticos”, afirmou.

Campêlo destacou ainda que a ação já contemplou outras áreas atendidas pelo programa e entorno. “Já levamos a iniciativa às comunidades da Sharp, na zona leste, e Manaus 2000, na zona sul, onde foram realizadas quase mil cirurgias de castração em cães e gatos”, ressaltou.

Orientações

Os animais devem estar em boas condições de saúde e não podem ter recebido medicamentos, vacinas ou vermífugos nos últimos 21 dias. As fêmeas não devem estar no cio, gestantes ou em período de amamentação.

A Sepet-AM reforça que a castração é um ato de responsabilidade e cuidado, contribuindo diretamente para o bem-estar animal e para a saúde pública.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui