O Governo do Estado concluiu os serviços de modernização da iluminação pública em todos os 61 municípios do interior, um marco para o estado e uma ação inédita no país. A última cidade a receber o Programa Ilumina+ Amazonas foi Coari (a 363 quilômetros de Manaus), onde os trabalhos foram concluídos esta semana, com a instalação de 4.585 pontos de LED na sede do município, totalizando investimentos de R$ 12,7 milhões.
O Ilumina+ Amazonas é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). O programa substitui as antigas lâmpadas de vapor de sódio, mercúrio ou mistas (mais poluentes e de menor eficiência), por modernas luminárias de LED, que garantem economia de energia, menos impacto ambiental e mais segurança à população. Ao todo, foram instalados 119.054 pontos de iluminação de LED no interior.
De acordo com o secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, o programa representa um avanço histórico na infraestrutura urbana do interior e um compromisso do Governo do Amazonas com a sustentabilidade e a qualidade de vida das famílias amazonenses.
“É gratificante chegarmos a esse marco histórico, concluir os serviços do Ilumina+ Amazonas em Coari e poder afirmar que todos os municípios do estado contam, agora, com uma iluminação pública 100% sustentável. Mais do que o cumprir uma meta, essa entrega representa uma transformação no interior, com mais qualidade de vida para a população, segurança pública reforçada e valorização dos espaços urbanos”, destaca Campêlo.
Os serviços do Ilumina+ Amazonas em Coari foram executados entre outubro e novembro deste ano, beneficiando também áreas institucionais, como o Centro Cultural da cidade, escolas estaduais, o Ginásio Granjeiro, a Secretaria de Obras e o campus da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Sobre o programa
Iniciado em 2022, o Ilumina+ Amazonas modernizou a iluminação pública de todos os 61 municípios do interior, além de 245 comunidades rurais, ribeirinhas e indígenas, tornando o Amazonas o primeiro estado brasileiro com iluminação pública 100% sustentável. As novas luminárias de LED proporcionam redução de até 60% no consumo de energia e menor impacto ambiental.
A estimativa é que a substituição das lâmpadas contribua para a retirada de cerca de 100 mil toneladas de dióxido de carbono (CO₂) da atmosfera em dez anos, uma contribuição importante no combate às mudanças climáticas.





