Seap inaugura fábricas de produção e certifica reeducandos nos cursos de Produtos de Higiene e Limpeza e Corte e Costura no Ipat

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) certificou 24 reeducandos do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), localizado no Km 08 da BR – 174 (Manaus – Boa Vista), nos cursos de Produtos de Higiene e Limpeza e Corte e Costura, nesta terça-feira (04/05). Durante a cerimônia, foram inauguradas as novas fábricas para a produção desses materiais.

A solenidade contou com a presença do secretário-executivo Adjunto da Seap, coronel André Luiz Barros Gioia; do Coordenador do Sistema Penitenciário, Major Renan Carvalho; da chefe do Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc), Keyla Prado, e do diretor do Ipat, Márcio Pinho.

As capacitações foram supervisionadas pela empresa cogestora RH Multi em parceria com a Seap. Ao todo, foram 120 horas de carga horária no curso de Produtos de Higiene e Limpeza; e 300 horas de carga horária total no curso de Corte e Costura.

Já na construção das fábricas, atuaram 20 internos do programa “Trabalhando a Liberdade”, que desenvolveram serviços de pintura, elétrica e hidráulica. As obras duraram cerca de um mês. De acordo com o diretor Márcio Pinho, a ideia é que no futuro, essas fábricas possam suprir não somente as demandas do Ipat, como também as de todo o sistema prisional.

“Os senhores, a partir de hoje, estão habilitados a realizar essas atividades tanto aqui dentro da unidade, produzindo uniformes, peças íntimas, sabonetes, shampoo, água sanitária e detergentes, como lá fora, tendo sua própria renda quando deixarem o sistema. Nós estamos saindo, graças aos senhores e a excelente administração do coronel Vinícius Almeida, de um sistema que gerava despesa, para um sistema que agora gera economia e qualificação profissional”, disse o secretário-executivo adjunto.

O interno Valdecir (nome fictício), que concluiu o curso, revela seus planos para quando deixar o cárcere. “Eu já tenho tudo planejado, eu vou abrir uma fábrica de produtos de limpeza juntamente com a minha esposa, e já tenho até o nome. Nossa ideia principal será empregar egressos do sistema. Agradeço à unidade e à Seap pela oportunidade de participar desse curso”, afirma.

FOTO: Divulgação/Seap

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here