O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), por meio do 1º Pelotão Destacado Bombeiro Militar (1º PDBM) do município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros da capital), realizou, na manhã desta segunda-feira (22/04), a aula inaugural para 70 crianças e adolescentes cadastrados no Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom). A solenidade ocorreu no auditório da Câmara Municipal de Rio Preto da Eva.

Com base na doutrina militar, os ensinamentos do programa estão ancorados na hierarquia, disciplina e cidadania, sendo um pilar auxiliar no desenvolvimento da criança e do adolescente a serem agentes transformadores de sua própria história, conforme explica o Comandante Geral Coronel BM Danízio Valente Gonçalves Neto.

“Nosso principal objetivo é contribuir para uma formação positiva dessas crianças e adolescentes, de forma a crescerem e se tornarem exemplos dentro da sociedade. No Proebom, esses jovens vão conhecer a profissão de bombeiro militar e vivenciar um pouco do nosso dia a dia. Dentro do programa, aprenderão técnicas de primeiros socorros, combate a princípios de incêndio, ordem unida, prevenção de acidentes, além de desenvolverem espírito de corpo ao trabalharem em equipe”, afirma o Comandante Geral.

A dona de casa Graciete Cardoso, de 38 anos, mãe do bombeiro mirim Joesley Pereira dos Santos, 16, revela o desenvolvimento do filho dentro do Proebom. “O Programa Bombeiro Mirim tem grande importância no nosso município, pois dá uma atividade produtiva às nossas crianças. Acompanho o desenvolvimento do meu filho tanto em casa, quanto na escola. As notas dele melhoraram, e o desempenho de outras crianças participantes também”, conta ela.

Por sua vez, Joesley afirma que o programa trouxe mudança positiva em sua vida. “O Corpo de Bombeiros trouxe uma revolução para o nosso município, abraçou muitas crianças e jovens, tirando-os do risco da criminalidade. O programa me ajudou a ser um jovem mais dedicado nos meus estudos e nos meus afazeres em casa. Agradeço aos meus instrutores, oficiais e toda a instituição”, disse o bombeiro mirim.

Programa Bombeiro Mirim – Inicialmente implantado no município de Parintins (AM), o programa tem como principal objetivo contribuir na formação das crianças e adolescentes, utilizando como referência valores de cidadania e civismo. O público-alvo são crianças e adolescentes entre 7 e 16 anos de idade. Uma das principais exigências para participar do Proebom é estar matriculado e ter bom histórico escolar. Cerca de 525 crianças estão com a matricula ativa no programa social, no interior do Estado.

As aulas são ministradas por bombeiros militares, e as atividades do curso são organizadas em 12 disciplinas, com diferentes durações (anual, semestral e mensal), estabelecidas conforme a disponibilidade de efetivo e espaço físico da unidade responsável.

Inscrições – Para participar, a criança deve estar matriculada em ensino regular e ter entre 7 e 16 anos. Em Manaus, os pais ou responsáveis podem procurar o Centro de Referência em Assistência Social (Cras), ou a cozinha comunitária mais próxima de sua residência. Nos municípios do interior do Amazonas, podem procurar as Companhias e Pelotões do Corpo de Bombeiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here