Em Tabatinga, operação conjunta da SSP-AM e PF prende homem e apreende quase 9 toneladas de pescado ilegal

Em uma operação conjunta entre a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e Polícia Federal (PF), um homem foi preso e 8,9 toneladas de pescado foram apreendidas no município de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus). A ação ocorreu na manhã desta terça-feira (23/07).

De acordo com o tenente Marques Junior, do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras (GGI-F), da SSP-AM, a prisão e apreensão ocorreram durante uma fiscalização de rotina, mas que contou com a experiência do policial militar. “Todos os barcos que chegam e saem do município são fiscalizados. Hoje, encontramos o pescado ilegal em meio a sacos de peixe legalizado. Em algumas sacolas, o nome do peixe era diferente do que encontramos”, explicou.

Um homem de 34 anos foi preso na ação, que contou também com o Canil do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM). A embarcação com o pescado ilegal estava alugada no nome dele. “Finalmente o prendemos. Em uma ocorrência anterior, foram encontrados 17 tabletes de entorpecentes na embarcação dele, mas foi atribuída a um funcionário, que foi preso”, disse Marques Junior.

O peixe apreendido nesta terça-feira (23/07) havia sido pescado em diferentes localidades do Alto Solimões e tinha como destino a cidade colombiana de Leticia, na fronteira do Brasil. Foram apreendidas 2,1 toneladas de pirarucu e 6,8 toneladas de piracatinga, muito valorizada em Leticia.

Apreensões – No último dia 13 de julho, já haviam sido apreendidas 4,5 toneladas de pescado ilegal em Tabatinga, sendo 1 tonelada de pirarucu seco, 1,5 tonelada de pirarucu fresco e 2 toneladas de piracatinga.

Conforme o tenente Marques Junior, do GGI-F, o peixe apreendido na semana passada foi doado para uma comunidade carente em São Paulo de Olivença (a 985 quilômetros de Manaus). Já o pescado apreendido nesta terça-feira (23/07) deverá ser doado para instituições em Tabatinga.

Nas últimas duas semanas, também foi grande a apreensão de entorpecentes nas ações conjuntas entre PF e SSP-AM. Entre os dias 8 e 14 de julho, foram apreendidos 190,5 quilos de pasta base. Já entre os dias 15 e 21, foram apreendidos 9,2 quilos de cloridrato de cocaína e 8,6 quilos de pasta base de cocaína.

Fronteira – A Secretaria de Segurança Pública tem investido em armamento para reforçar a atuação policial nas áreas fronteiriças. A partir de recursos de um convênio com o Ministério da Justiça, via Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), foram adquiridos 60 fuzis para reaparelhamento das Polícias Civil e Militar.

No último dia 18 de julho, com foco nas operações de combate ao narcotráfico nas áreas de fronteira, a SSP-AM renovou um termo de comodato de 70 fuzis junto ao Exército Brasileiro, em uma cerimônia na 12ª Região Militar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui