Vídeo: O maior vulcão ativo do mundo, entra em erupção pela primeira vez em quase quatro décadas

Esta imagem mostra uma visão de uma câmera de pesquisa na borda norte da caldeira do cume do vulcão Mauna Loa, 28 de novembro de 2022. (USGS Hawaiian Volcano Observatory via AP)

O maior vulcão ativo do mundo, o Mauna Loa , no Havaí, começou a entrar em erupção pela primeira vez em quase quatro décadas, fazendo com que cinzas vulcânicas e detritos caíssem nas proximidades, disseram autoridades na segunda-feira.

A erupção começou aproximadamente às 23h30 de domingo em Moku’āweoweo, a caldeira do cume do vulcão Mauna Loa, dentro do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí, na Ilha Grande.

A partir das 2h43, horário local, “a erupção continua no cume do Mauna Loa”, de acordo com o último relatório de status do Observatório de Vulcões do Havaí do US Geological Survey (USGS). “Todas as aberturas permanecem restritas à área do cume”, disse o relatório. “No entanto, fluxos de lava na região do cume são visíveis de Kona. Atualmente não há indicação de qualquer migração da erupção para uma zona de fenda.”

Uma zona de fenda é onde a montanha está se dividindo, a rocha está rachada e relativamente fraca e é mais fácil para o magma emergir, de acordo com a Associated Press.

“O nível de alerta do vulcão e o código de cores da aviação para Mauna Loa permanecem em WARNING/RED”, acrescentou a atualização. “O HVO continua monitorando as condições cuidadosamente e emitirá avisos adicionais conforme necessário”.

O USGS alertou que os residentes em risco de fluxos de lava de Mauna Loa devem revisar seus preparativos para a erupção. Os cientistas estavam em alerta por causa de um recente pico de terremotos no cume do vulcão, que entrou em erupção pela última vez em 1984.

Partes da Ilha Grande estavam sob um alerta de cinzas emitido pelo Serviço Nacional de Meteorologia de Honolulu, que dizia que até um quarto de polegada de cinzas poderia se acumular em algumas áreas.

Mauna Loa é um dos cinco vulcões que juntos formam a Ilha Grande do Havaí, que é a ilha mais ao sul do arquipélago havaiano.

Mauna Loa, subindo 13.679 pés acima do nível do mar, é o vizinho muito maior do vulcão Kilauea, que entrou em erupção em um bairro residencial e destruiu 700 casas em 2018. Algumas de suas encostas são muito mais íngremes que as do Kilauea, então quando ele entra em erupção, sua lava pode fluir muito mais rapido.

Durante uma erupção de 1950, a lava da montanha viajou 15 milhas até o oceano em menos de três horas.

Mauna Loa entrou em erupção pela última vez por 20 dias entre março e abril de 1984. Isso significa que a nova erupção que começou na noite de domingo encerrou o período de silêncio mais longo do vulcão na história registrada.

“Com base em eventos anteriores, os estágios iniciais de uma erupção do Mauna Loa podem ser muito dinâmicos e a localização e o avanço dos fluxos de lava podem mudar rapidamente”, disse o USGS na noite de domingo. “Se a erupção permanecer em Moku’āweoweo, os fluxos de lava provavelmente ficarão confinados dentro das paredes da caldeira. No entanto, se as aberturas eruptivas migrarem para fora de suas paredes, os fluxos de lava podem se mover rapidamente encosta abaixo.”

A Associated Press contribuiu para este relatório.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui