A prática da misoginia foi a que mais cresceu entre os crimes de ódio de 2017 a 2025, principalmente nas redes sociais. O Governo Federal, Estadual e Municipal tem desenvolvido ações para proteger mulheres de violências praticadas sob a falácia de livre expressão.
A pesquisadora Taiza de Souza Costa Ferreira, doutora da Fiocruz em Saúde da Criança e da Mulher, define a misoginia como um conjunto de ações de ódio contra mulheres. A prática, segundo ela, tem se popularizado na internet. “Temos visto um crescimento cada vez mais exacerbado da violência contra mulher no ambiente de sociabilidade digital. Por exemplo, a gente tem a criação de perfis falsos para humilhar mulheres e descredibilizar as falas delas em lugares de poder”, explica.
Em Manaus, por ser jovem, a primeira dama tem sido vítima constante de ataques misóginos, com exposições criminosas por partes de formadores de opiniões e portais de notícias sem crédibilidade. Circula um vídeo em que mostra Isabelle supostamente feliz e comemorando o período carnavalesco. Posição que não comprova crime algum, ou ato que possa desabonar sua honra como mulher e esposa, todos temos o direito de ser feliz.
O prefeito de Manaus comunicou a Câmara Municipal sobre sua viagem. E já deixou bem claro que não se tratava de retiro espiritual, leia um trecho na nota oficial;
“A Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), esclarece que a informação de que o prefeito David Almeida estaria em retiro espiritual durante o feriado do período de Carnaval não é verdadeira e jamais foi divulgada, de forma oficial, por esta secretaria.
A gestão municipal esclarece ainda que o prefeito está em uma viagem agendada, de caráter pessoal, custeada de forma particular e o seu afastamento das atividades institucionais seguiu o rito legal e oficial, por meio do ofício no 279/2025, encaminhado à Câmara Municipal de Manaus (CMM) no último dia 27/2.”
O Dia Internacional das Mulheres ou Dia Internacional da Mulher foi celebrado, no dia 8 de março, e essas ações coordenadas pela oposição contra uma mulher, jovem e casada, mostra que nossa sociedade precisa ficar atenta e denunciar este tipo de crime.
Nota da Primeira Dama
Nos últimos anos, tenho enfrentado ataques que, para muitos, poderiam ser insuportáveis. Falas distorcidas, julgamentos e críticas que, se não tivermos a cabeça no lugar e o coração em paz, são capazes de destruir a saúde emocional de qualquer pessoa. Por trás desses ataques estão interesses, tanto econômicos quanto políticos. E quão maior o interesse, maior a baixaria.
É fácil esquecer que, por trás de um nome ou de uma imagem pública, existe alguém com sentimentos, família e uma história. Quem aponta o dedo, muitas vezes, não tem noção do estrago que suas palavras podem causar. Fazem poucas horas que passamos pelo dia das mulheres. E o massacre que tentam afligir especificamente a mim neste período mostra o lado sombrio dessas pessoas. Mas eu sigo firme. Não por ser imune, mas porque escolhi não permitir que esse ódio disfarçado de “notícia” definam quem eu sou.
Eu sei bem o peso desse julgamento. Como mulher, carrego comigo as marcas de quem precisa provar, a cada dia, sua força e capacidade. Atacam meu passado, questionam meu lugar, tentam transformar minhas escolhas em ofensas. Usam o cargo público que meu marido ocupa como desculpa para ferir a todos que o cercam, uma vez que não conseguem atacar seu trabalho como gestor.
Como qualquer pessoa, tenho momentos de trabalho, de fé e de alegria ao lado de quem amo. E a todo custo querem distorcer e espetacularizar isto. Mas sabe o que mais chama a atenção? Que essa vigilância só é com comigo e com David. O silêncio sobre figuras e casos verdadeiramente relevantes apenas prova o quanto isto nada tem a ver com a população, mas com os interesses de quem ataca. Os avanços de sua gestão constrangem quem não trabalha e por isto tentam a todo o custo ocupar a mente da sociedade com nossa vida pessoal para esconder o descaso de outros personagens.
Sigo em paz com quem eu sou, com os meus valores e com a minha caminhada. Porque sei que cada passo que dou, dou com verdade, e com a consciência tranquila de quem acorda todos os dias na busca de fazer o bem.
Que nunca nos falte coragem para sermos quem somos, apesar de tudo.