AMAZONAS – O governador Amazonino Mendes assinou, na manhã desta quinta-feira (16/08), o Termo de Posse que oficializou Marcos Rotta como titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM). Após a solenidade, na sede do Governo, zona oeste da capital, o novo secretário seguiu para visitar locais que começam a receber canteiros de obras nos bairros Jorge Teixeira e Terra Nova, nas zonas leste e norte de Manaus.
“Era imperdoável para mim que, depois de tanto tempo longe da vida pública, ao voltar, com o encargo gigantesco de reconstruir o estado, nós não contássemos com um dos quadros mais brilhantes e impolutos da vida pública amazonense, que é o Marcos Rotta”, declarou o governador ao destacar que o novo secretário já assume a pasta com a missão de coordenar uma grande obra de revitalização do sistema viário de Manaus, com investimentos de R$ 146,1 milhões.

Marcos Rotta foi licenciado do cargo de vice-prefeito, por meio de decreto legislativo, para exercer a função de secretário da SRMM até 31 de dezembro de 2018. “Talvez seja hoje o dia mais importante da minha trajetória política. O seu convite muito me honra e me coloca numa posição de altíssima responsabilidade. Eu queria dizer que estou muito à vontade, hoje, no seu governo, pela receptividade que eu tive de pessoas maravilhosas que me ajudaram, ao longo da minha vida pública. Para mim é uma honra e um privilégio poder servir à cidade de Manaus e ao Estado do Amazonas”, disse o secretário ao governador Amazonino Mendes.

Admiração – Natural do estado do Paraná, Marcos Rotta chegou a Manaus em 1992, ano em que trabalhou, pela primeira vez, ao lado de Amazonino. “A minha relação com o Amazonino transcende essa esfera política. Tive a honra de chegar em Manaus em 1992 e participar de uma das mais belas e importantes campanhas que nós já tivemos. Tínhamos o que hoje, mais do que nunca, se confirma: a liderança e a trajetória de um dos maiores homens públicos que nós temos no Brasil, que é o governador Amazonino Mendes”, afirmou.

Amazonino Mendes também elogiou a capacidade de Marcos Rotta. “Meu olho clínico já divisava, naquele jovem, um futuro enorme. Mas muito mais que o futuro, foi importante perceber, ao longo do tempo a sua nobreza de caráter, dignidade, competência, a sua capacidade de trabalho, fazendo dele um exemplo extraordinário para os políticos do mundo de hoje”, frisou o governador.

Investimento – A ação de recuperação do sistema viário de Manaus, que inicia nesta quinta-feira, vai contemplar 63 bairros com serviços de recapeamento asfáltico. “Vamos trabalhar seguindo o cronograma montado pelos técnicos do governo do estado. A partir de hoje será trabalho 24 horas, sábado, domingo, madrugada. Nós queremos trabalhar em ritmo acelerado, a cidade não pode mais esperar. Os desafios são grandes, mas o caminho a gente já sabe”, garantiu Rotta.

O projeto do Governo para recuperação do sistema viário contempla o asfaltamento de vias e serviços de drenagem profunda, meio fio e sarjeta. O trabalho será realizado por 26 equipes de obras com cerca de 450 trabalhadores. Serão utilizadas mais de 18,2 toneladas de asfalto. Serão executados, ainda, serviços de 10,1 mil metros de drenagem profunda e 70,1 mil metros de meio fio e sarjeta. Também serão construídas 128 caixas coletoras, utilizando 198,9 mil metros cúbicos de areia.     

A melhoria da infraestrutura de Manaus integra o planejamento do Governo do Amazonas para execução de obras de recuperação do sistema viário de todas as cidades amazonenses, algumas há mais de uma década sem receber esse tipo de investimento do Estado. “Só faltam quatro municípios a receberem obra de asfaltamento. É um estado que, na sua história, nunca viu tantas obras em todos os municípios e agora na própria capital”, enfatizou Amazonino. Ao todo, o Governo destina atualmente R$ 587,5 milhões em obras para recuperar ruas da capital e mais 59 municípios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here