Atleta Sandro Viana recebe Medalha Ruy Araújo na Assembleia Legislativa do Amazonas

Numa cerimônia histórica e emocionante, o atleta manauara Sandro Ricardo Rodrigues Viana, 42, recebeu a Medalha Ruy Araújo, maior comenda concedida pela Assembleia Legislativa do Amazonas a personalidades que prestam relevantes serviços à sociedade nas mais diferentes áreas de atuação. A propositura da homenagem foi da deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB) e a entrega da medalha aconteceu na tarde desta quarta-feira, 13 de novembro, em Manaus.

Fenômeno do esporte-base nacional, pois começou a carreira aos 24 anos após ser aprovado num teste na Vila Olímpica de Manaus, Sandro Viana colhe hoje os frutos da dedicação aos quase 20 anos de carreira. No último mês, ele viveu o seu momento mais marcante ao receber na Suíça a medalha de bronze tardia dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.

Longa espera…
A equipe brasileira que disputou a final do revezamento 4x100m em Pequim 2008 recebeu no dia 31 de outubro, em Lausanne, na Suíça, o tão esperado bronze dos Jogos Olímpicos. O time brasileiro foi composto por Bruno Lins, José Carlos Moreira, Sandro Viana e Vicente Lenilson.
O Brasil herdou a medalha de bronze na final do revezamento 4x100m depois de Nesta Carter, atleta jamaicano, ser flagrado em exame antidoping posterior aos Jogos Pequim. Desta maneira, a medalha de ouro da Jamaica passou para Trinidad & Tobago, que havia ficado com a prata. O Japão, consequentemente, ficou com a prata, e o time verde e amarelo com o terceiro lugar.
“O esporte vai continuar sendo com essa conquista a imagem do bem. Essa vitória, essa medalha para o Estado do Amazonas hoje representa que o bem venceu o mal, que o legítimo venceu o ilegítimo, porque a honestidade venceu doping”, definiu Sandro em seu discurso na Assembleia Legislativa, revelando que quase não foi a Lausanne para receber o bronze de Pequim.
“Foram 11 anos de muito sofrimento, muita injustiça, mas quando eu vi a batalha que o Comitê Olímpico Internacional estava travando para fazer justiça e devolver a medalha para quem é direito eu, em respeito a esse respeito que estavam me dando, fui até lá. É assim que o esporte sobreviveu, é assim que o esporte na Era Moderna tem mais de um século e é assim que vai continuar”, concluiu Sandro, num discurso inspirador que recebeu aplausos do público presente.
Ele merece…
A autora da propositura, deputada Alessandra Campêlo (MDB), disse que a entrega da Medalha Ruy Araújo foi aprovada pela unanimidade pela Casa no final do passado, portanto, bem antes de Sandro receber o bronze de Pequim. Para a ex-secretária estadual de Esportes, independentemente da medalha de Pequim, Sandro Viana já era um exemplo para a juventude amazonense.
“O Sandro Viana é um orgulho para o esporte amazonense, é um orgulho para o povo amazonense. Ele conquistou a maior honraria que um atleta pode sonhar na vida, que é uma medalha olímpica. Hoje a Assembleia dá essa medalha, que também é a maior honraria da Casa, e eu como uma parlamentar que foi sempre muito ligada ao esporte não poderia deixar de fazer essa homenagem. Sempre reconheci o Sandro verdadeiro campeão olímpico, como um campeão na vida e agora ele agora carrega essa duas medalhas no peito. Estou muito feliz porque ele verdadeiramente representa a garra dos atletas amazonenses”, afirmou a vice-presidente da Assembleia.
A solenidade de entrega da Medalha Ruy Araújo contou com a presença dos deputados Roberto Cidade (PV) e Abala Fraxe (Podemos), que preside a Comissão de Esporte e Lazer da Assembleia Legislativa. Autoridades civis e militares, atletas, técnicos e estudantes da rede estadual de ensino também participaram da atividade.

Gabinete da Deputada Alessandra Campêlo (MDB)
Texto: Assessoria da Deputada
Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785
Sala da Comunicação (92) 3183-4589
Fotos: Elisa Garcia Maia/ALEAM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui