Educação: Escolas da rede pública recebem mais de 67 mil solicitações de novos alunos para o ano letivo 2020 no Amazonas

Mais de 67 mil solicitações de reservas de vaga foram registradas no período de matrículas para os novos alunos, em 2020, sendo 36.217 para a rede estadual e 30.746 para a Municipal. Os números são da empresa de Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam).

Neste ano, mais de 74% das solicitações foram feitas via internet, pelo site www.matriculas.am.gov.br. Em relação ao ano anterior, houve uma elevação de 8% no número de reservas feitas on-line.

Para o diretor-presidente da Prodam, os dados são indicativos de que a estratégia de investir na modernização tecnológica da Empresa alcançou os resultados esperados.

“O aumento do número de servidores disponibilizados para esta etapa tornou possível o processamento de um número maior de solicitações por segundo. Tanto é que, em menos de 60 minutos, mais de 23 mil vagas foram reservadas. Tudo isso com o sistema operando normalmente e sem diminuição de performance”, destacou Guilherme.

O aumento na demanda de matrículas on-line foi observado já nas primeiras horas de liberação do sistema para os novos alunos, quando, nos dez minutos iniciais do período de inscrição, mais de 13 mil solicitações foram registradas.

Os números consolidados desse período também indicam que 84% das reservas registradas foram realizadas no primeiro dia de liberação do sistema.

A coordenadora de Matrículas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Irlanda Araújo, ressalta que o processo ocorreu dentro da expectativa, e as vagas foram ofertadas para todos os grupos de alunos, seja transferência, reordenamento, novos alunos e educação especial. A partir desta terça-feira (21/01) o atendimento é contínuo.

“Estamos disponibilizando um atendimento durante todo o ano letivo para atender as mais diversas situações. Alunos que ainda querem trocar de escolas, alunos novos e especiais. Foram disponibilizadas mais de 150 mil vagas na rede estadual na capital e interior, algumas não têm mais devido à preferência da comunidade estudantil, mas no decorrer do ano vão ocorrendo transferências, e as vagas vão abrindo automaticamente no sistema”, destaca a coordenadora.

Retardatários – O período de reserva de vagas para pais ou responsáveis de novos alunos que queiram ingressar em escolas da rede pública e perderam por algum motivo o prazo de 17 a 20 de janeiro iniciou nesta terça-feira, 21/01. As solicitações podem ser feitas pelo site de www.matriculas.am.gov.br ou presencialmente em qualquer escola estadual ou municipal de Manaus.

A gerente de Matrículas, Darlene Liberato, explicou que ainda estão sendo ofertadas vagas em diversos bairros de Manaus. “Quem pode concorrer a vaga são os alunos novos, desistentes, ou que perderam o período de transferências”.

Ela acrescenta que é importante que os pais confirmem as reservas solicitadas, nas escolas selecionadas, em até três dias, visto que, em caso de não confirmação, a vaga volta para o sistema e fica disponível para qualquer cidadão que deseje ingressar em alguma unidade pública de ensino.

A documentação exigida para essa confirmação é certidão de nascimento, comprovante de residência, a comprovação de estudo (para alunos a partir do Ensino Fundamental), duas fotos 3×4, carteira de vacina e algum documento de identificação com foto dos responsáveis. A carta de reserva não é necessária ser apresentada, porque a escola visualiza a solicitação pelo sistema e confirma que a mesma já foi feita.

Sobre a Prodam – A Processamento de Dados do Amazonas S.A. (Prodam) é uma sociedade de economia mista, cujo maior acionista é o Governo do Estado. Seus técnicos desenvolvem soluções que impactam o dia a dia do amazonense, como os sistemas de educação pública e de trânsito. Além disso, a Prodam desenvolve soluções que melhoram a gestão governamental, como os sistemas de patrimônio, almoxarifado e protocolo eletrônico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui