Com o tema “Uma nova visão para o Amazonas”, o deputado estadual João Luiz (Republicanos) foi um dos palestrantes do primeiro dia do 8.º Fórum de Bicicletas Manaus, na tarde deste sábado (17), no Departamento Regional do Senai Amazonas, na av. Rodrigo Otávio, Distrito Industrial. A palestra do deputado teve como foco a adoção de políticas públicas inserindo a bicicleta nos planos de mobilidade urbana.

Na avaliação de João Luiz, os debates foram extremamente positivos, bem como a troca de experiência e o aprendizado com pessoas de outros Estados.

“Desde que entrei no parlamento, assumi o compromisso de trabalhar para viabilizar o uso de bicicletas no Amazonas como meio transporte, esporte e lazer. Para isso, tenho me debruçado sobre projetos e estudos para, por meio da adoção de políticas públicas, dotar nosso Estado de toda estrutura necessária. E não vamos medir esforços para tornar os projetos de implantação de ciclovias e ciclofaixas uma realidade”, afirmou João Luiz durante a palestra.

Entre os destaques apresentados em palestra pelo deputado estão a proposta de instalação de bicicletários (estacionamento de bicicletas) em órgãos públicos, municipal e estadual, e o projeto de lei “Selo Amigo do Ciclista”, cujo objetivo é incentivar as empresas privadas a contribuírem para o uso da bicicleta.

“Por indicação minha, a Aleam será o primeiro órgão público do Estado a implantar um bicicletário com 85 vagas. O presidente da Casa, deputado Josué Neto, foi sensível à indicação, a qual tornará a Assembleia uma referência para outros órgãos e instituições, um exemplo a ser seguido”, comentou o parlamentar, ao acrescentar que há indicação, também, para a construção de bicicletários em complexos esportivos.

Segundo João Luiz, em paralelo às ações que incentivam o uso da bicicleta, há um trabalho para garantir a estrutura necessária para a prática segura. “Estamos trabalhando para que sejam incluídas ciclovias e ciclofaixas nos projetos de obras viárias do Estado. Além de incentivar, também estamos preocupados com a viabilidade do uso seguro da bicicleta. Temos ciência de que precisamos melhorar e muito, mas estamos trabalhando para mudar esse cenário”, concluiu João Luiz, ao agradecer a organização pelo convite e destacar o elevado nível de discussão do evento.

Organização
A participação do parlamentar no evento foi um convite dos realizadores do Fórum, grupo Pedala Manaus, pelo trabalho desempenhado como vereador, secretário Municipal de Esporte e deputado estadual por meio de apoio e projetos que favorecem o uso da bicicleta como meio de transporte, esporte e lazer.

“As discussões do fórum estão em alto nível, com debates construtivos e experiências que servirão como fonte de aprendizado. A participação do deputado João Luiz foi extremamente importante pelo fato de podermos discutir e debater com um representante do legislativo as nossas pautas e também por dar oportunidade para que ele apresentasse as ações desenvolvidas pelo parlamento em relação ao uso da bicicleta”, ressaltou o coordenador do grupo Pedala Manaus, Paulo Aguiar.

Fotos: Mauro Smith

……..

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here