Governador do Rio (Witzel) põe ordem na casa e proíbe exposição imoral com nudes da esquerda

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro cancelou o último dia da exposição imoral com nudes, Literatura Exposta na Casa França-Brasil, que aconteceria neste domingo (13). A programação incluía uma performance do coletivo És Uma Maluca, que faria uma crítica à tortura durante a ditadura militar, com duas mulheres nuas interagindo com a obra “A voz do ralo é a voz de deus” 

Em entrevista na tarde deste domingo (13), o governador Wilson Witzel disse que o cancelamento aconteceu devido a “descumprimento de contrato” porque supostamente os organizadores não avisaram o governo que haveria uma performance envolvendo nudez no espaço.

“A Casa França-Brasil é administrada pelo estado e havia sim uma exposição autorizada pelo secretário de Cultura e nessa exposição não havia nenhuma performance humana, muito menos com nudismo. Então a questão não é a performance, não é o coletivo e não se trata de de censura. Se trata do descumprimento do contrato. O contrato foi descumprido e uma vez descumprido ele não pode ser executado no espaço público”, disse Witzel.

“Essas circunstâncias precisam ser avaliadas previamente, até por questões da Vara da Infância e Juventude, nudismo. O fato em si daquilo que iria ser exposto não tem da minha parte, absolutamente nenhuma censura. Eu só preciso saber previamente o que vai ser realizado dentro de um órgão público. Então infelizmente quando eu recebi a informação do secretário de Cultura que haveria uma exposição com nudismo, com mulheres e não importa qual seria o tema daquela performance humana. Mas no contrato não havia essa performance humana e não fomos avisados. Por isso o secretário me comunicou que a decisão dele não ia permitir que a Casa França-Brasil ficasse aberta em razão do descumprimento do contrato”, acrescentou.

CHORO DO CURADOR SOBRE A EXPOSIÇÃO IMORAL

Em mensagem publicada em sua conta no Instagram, o curador da exposição, Álvaro Figueiredo, deu uma versão diferente. Ele diz que a direção da Casa França-Brasil já estava previamente avisada sobre a realização da performance deste domingo.

“Censura à exposição Literatura Exposta! Fecharam nossa exposição um dia antes da data oficial como forma de impedir que as performances da finissage acontecessem. Comuniquei com antecedência o teor das performances à direção da Casa, foi autorizado e ontem à noite enviaram esse comunicado. Esse é o governo que temos. A arte vai sobreviver aos ignorantes”, escreveu o curador.

Em entrevista ao Fantástico, ele acrescentou que no dia 10 de janeiro, recebeu um e-mail dizendo que a Casa França-Brasil não se opunha a performance com nudismo. A casa alertava apenas pra que os artistas só permitissem a entrada de maiores de 18 anos.

Mas, segundo ele, no sábado à noite, a Secretaria Estadual de Cultura decidiu impedir as performances e fechar as portas da Casa França-Brasil.

“Se é censura, se não é censura, difícil nesses dias de hoje defender ou definir isso direito, mas me soa como uma censura. se todo mundo sabia o que ia ser feito, por que que de repente, de uma hora pra outra, vetam? “, acrescentou o curador

O coletivo publicou numa rede social que a posição da secretaria foi arbitrária, o que causou “perplexidade e preocupação, pois representa censura”.

 

 

25 COMENTÁRIOS

  1. A lei 8.069 e bem rígida no caso de proteger nossas crianças e adolescentes.
    Isso é uma afronta à lei 8.069
    ECA.
    Nossa crianças e adolescentes, devem descobrir sua sexualidade no tempo certo, e quem deve encinar são os pais, que são os reais guardiões biológicos da criança do adolescente.
    Escolas e setores públicos foram constituídos para ensinar o conhecimento daquilo que é de sua competência, jamais foram constituídas para ensinarem sexologia e nudez as crianças e adolescentes.
    Att.Agente defensor de Direitos Humanos
    Máximo Braga Freitas.

  2. avisa a esse curador ridículo…que a arte nao inclui as baratas na vagina de ninguém isso nao e arte…arte está sendo exposta na FIESP DE SAO PAULO com as obras de Rafael..ou no BBCC com o realismo maravilhoso de suas obras…isso é lixo de esquerda desconstruindo a arte…e sou artista graduada …aqui é fora do Brasil….essas performances pouco trazem no conceito ou teor artístico…o ridículo virou moda nessa ditadura esquerdista do PT que acabou com a arte

    • Acabou com que arte? Graduado desse jeito e não sabe que a arte tem que ser livre para poder se expressar, os grandes artista quando pintavam mulheres nuas também não foram criticados? Se eles tivessem deixado de pintar porque alguém disse que não era arte, teríamos deixado de apreciar grandes pinturas. Mas tudo bem até a terra ta ficando quadrada.

  3. Esses esquerdopatas falam de arte e taxam os discordantes de ignorantes, mais desinformam a população a cerca do ditadura que não existiu. Por falta de criatividade e imaginação artística só apresentam pessoas nuas e só usam o tema que lhes convém. Não é cultura, é militância de péssimo gosto.

  4. Representa pouca vergonha esses locais não são pra essa nojeira que esquerdopatas comunistas de ficarem mostrando os órgãos genitais para as crianças tinham que prender essa raça e lá dentro do Presídio fiquem nus pra ver o que vai acontecer kkkkk.

  5. “O PT é o partido dos trabalhadores que não trabalham, dos estudantes que não estudam e dos intelectuais que não pensam.”

    Roberto Campos

    “E dos professores que não ensinam.”

    Professor Mário Evaristo de Oliveira Filho

  6. Parabéns Governador ! Vamos impor diante desses 👹👹q querem imoralizar nossas crianças e destruir nossas famílias agindo d forma imperdoável.

  7. O Governo adotou a conduta correta, pois o interesse do Estado manifesto em contrato não incluía a performance nudista. Não houve censura! Mas, afinal, a quem interessaria essa pseudo arte? Creio que apenas a uma minoria que parece estar precisando do apoio de profissionais especializados.

  8. Acho uma vergonha, sempre colocar estes temas de nudismo pra representarem como forma de arte! PARABÉNS as autoridades que nos protegem

  9. Arte de “bosta”… gentinha descolada do respeito e da educação que devemos preservar a todo custo. O Brasil não é mais um “puteiro” como ocorreu nos governos anteriores. Se descordar, faça o evento em sua própria casa, chame a família para participar, parentes, amigos e etc. !

  10. Querem expor essa putaria, essa pouca vergonha, porque não o fazem bancando essa coisa ridícula com o próprio dinheiro? Por que insistem em usar o dinheiro público pra essas merdas? Acertadíssima a atitude do Governo.

  11. Queremos um Brasil . Com respeitos aos nossos filhos e netos . Isto para mim ,não cultura e sim prostíbulo . Nossas criancas e jovens são dignos de respeito..parabéns ao.nosso governador Wilson do Rio de janeiro pela belíssima decisão ….

  12. Ridículo isso nunca foi e nunca será arte, isso é falta de vergonha na cara desse pessoal vagabundo do PT, se fosse na Indonésia seriam lixados em praça publica.

  13. LUGAR DE PUTARIA É NA ZONA. OS AUTORES APRESENTAM “ISSO” AO PÚBLICO, MAS CONVIDAM PARA AS EXIBIÇÕES, AS RESPECTIVAS MÃES, NEM SEUS FAMILIARES, SE É QUE OS TEM !

  14. Tem que baixar a porrada nessas putarias. Sai metendo a porrada no lombo. Essas putas chamam nudez de arte? Mostrar bunda, pepeca, pica e peitos, desde quando é arte? Então as prostitutas são artistas profissionais não mostram em público, mas a cidade inteira conhece suas “artes”.

  15. Achei correto!! Já basta de tanta exposição, a sociedade precisa se educar! Essa exposição excessiva é corrosiva para a moralidade. O cidadão e o Brasil precisa erguer a cabeça! !Já chega de babdalheira!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui