Guardas Civis Municipais de Coari participam de curso de aperfeiçoamento e habilitação para o uso de arma de fogo

Em mais uma ação pioneira na área de segurança pública, a Prefeitura de Coari em parceria com o Governo do Amazonas realizou no último sábado, 28, a formatura de 117 guardas civis municipais no I Curso de Aperfeiçoamento e Habilitação para o uso de arma de fogo da Guarda Civil Municipal de Coari – GCM. A capacitação foi promovida entre os dias 3 e 28 deste mês sob coordenação do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública – IESP/SSP-AM.

Durante o curso, os guardas civis municipais de Coari participaram de aulas sobre Legislação e Doutrina da GCM, Legislação de Trânsito, Noções Criminalísticas, Primeiros Socorros, Busca e Resgate na Selva, Brigada de Incêndio, Técnicas de Abordagem e Controle e Distúrbios Civis. Agora os profissionais passarão pela terceira fase do processo para a realização do Curso de Armamento, Tiro e Munições, que é a avaliação psicológica, prevista para acontecer neste próximo mês.

A Guarda Civil Municipal de Coari foi criada em 1994, e desde então vem passando por diversas ações de estruturas e filosofias de trabalho. Os principais avanços começaram na gestão do ex-prefeito Adail Pinheiro (2004/2008), quando ocorreu o primeiro concurso público para guardas civis municipais em 2005 e a efetivação de 154 GCMs em 2006.

As conquistas continuaram na atual administração municipal com a elaboração, em 2019, de um Projeto de Lei – PL que tinha como objetivo regulamentar a instituição Guarda Civil Municipal. O PL foi encaminhado e aprovado pela Câmara Municipal em julho deste ano e sancionado no mês seguinte pelo Poder Executivo. Tal feito tornou a GCM de Coari a primeira e a única GCM regulamentada no Estado do Amazonas.

A regulamentação representou um grande salto rumo à novos horizontes, possibilitando, dentre outras coisas, a celebração de um Termo de Cooperação Técnica entre a Polícia Federal e a Prefeitura Municipal de Coari, com o objetivo de alinhar as ações para que a Guarda Civil Municipal do município pudesse receber a autorização para realizar o tão sonhado Curso de Armamento, Tiro e Munições. Esse treinamento está previsto para acontecer entre janeiro e março de 2021.

Uma GCM treinada, armada e equipada proporcionará ações de segurança pública mais eficientes, que em Coari vem se somar as Polícias Militar e Civil no combate à criminalidade no município. A Guarda Civil Municipal de Coari conta atualmente com 130 profissionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui