Mais de 600 mil pessoas do interior sofrem com a ausência do “Mais Médicos”, afirma Serafim

Após a saída de Cuba do ‘Programa Mais Médicos’, mais de 600 mil pessoas do interior sofrem com a ausência de atendimento na saúde, o que equivale a 31% da população do interior do Amazonas. Até o momento, das 752 vagas ofertadas pelo governo federal à região Norte, apenas 103 foram preenchidas em sete estados.

Sobre o assunto, o deputado Serafim Corrêa (PSB), disse nesta quarta-feira (20), na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), que o povo do interior precisa de atenção médica com urgência.

“A questão toda é a de que os médicos cubanos ganhavam apenas um pequeno percentual sobre aquele valor, que ia para o estado cubano. Mas a verdade é que eles eram queridos pelas populações interioranas que davam assistência. Isso é uma página virada. Eles já foram embora. Lembrando a expressão de Ulisses Guimarães: “sua excelência, o fato”: o fato político é que eles saíram e nós, estado brasileiro, não conseguimos colocar ninguém”, defendeu Serafim.

Atualmente, a população do interior do Amazonas estimada, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 1.935.167 milhão de habitantes e quase um terço dos ribeirinhos permanecem sem atendimento.

Conselho de Secretários de Saúde do AM

O presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (COSEMS-AM) e secretário da pasta, em Tapauá, Januário Neto, esteve na ALE-AM, ainda na manhã de hoje, onde expôs a situação crítica em que se encontra a saúde no interior e disse que iria conversar com o governo federal.

“Há a necessidade proeminente de ter uma política de estado para a contratação de médicos. A questão da transferência de pacientes do interior para a capital é um problema há muitos anos. Nos últimos meses, alguns municípios receberam de dois a três voos, depois de muito tempo. Deve haver sensibilidade para entender a nossa dificuldade. Queremos ir ao governo federal cobrar essa reposição, porque ainda estamos esperando por mais médicos”, disse Neto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui