Prefeitura decreta ponto facultativo na segunda de Carnaval e Quarta de Cinzas

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, decretou ponto facultativo em todas as repartições públicas municipais nos dias 4/3, Segunda de Carnaval, e a partir do meio-dia de 6/3, Quarta-Feira de Cinzas, uma vez que a legislação federal já considera feriado até às 12h. O decreto está publicado na edição nº 4542 do Diário Oficial do Município (DOM).

Conforme a publicação, o Carnaval é uma das mais importantes manifestações culturais do povo brasileiro e é do interesse da Administração Pública Municipal prestigiar o evento e incentivar a participação popular, considerando, ainda, tratar-se de dias que intercalam feriados nacionais, o que enseja a conveniência de conter despesas com bens e serviços, representando uma economia significativa para o cofre público municipal.

A Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) ficará responsável pela organização de banco de horas relativo ao ponto facultativo, com vistas à futura compensação pelos servidores do Poder Executivo.

Saúde

Dos serviços de saúde da prefeitura, no período de 4 a 6 de março, funcionarão os atendimentos essenciais: o SAMU-192 Manaus, a Maternidade Dr. Moura Tapajoz e o plantão do programa da Raiva Humana, que funciona na Unidade Básica de Saúde Dr. José Rayol dos Santos, na avenida Constantino Nery, s/nº, na Chapada.

Considerando que o sábado, dia 2/3, não é feriado e não foi incluído no decreto do ponto facultativo em razão do Carnaval, as dez Unidades Básicas de Saúde de horário ampliado funcionarão normalmente, das 8h às 12h.

Limpeza

A Prefeitura de Manaus manterá os serviços de limpeza da cidade em ritmo normal durante o ponto facultativo da semana do Carnaval. O Departamento de Cemitérios, da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), também funcionará com atendimento ao cidadão. A coleta domiciliar segue programação normal nos dias de ponto facultativo e feriado.

Já as atividades de capinação, limpeza de igarapés, jardinagem e conscientização da Semulsp entram em ritmo de plantão apenas nos feriados. O serviço de varrição segue programação normal nas principais avenidas da cidade, observando os locais de festas de rua e cuidando para manter a limpeza da cidade.

Transporte

A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) informa que na segunda-feira, 4/3, a frota em circulação será a mesma de sábado. Já no feriado do dia 5/3, a frota operante será a de domingo e na ‘Quarta-feira de Cinzas’, 6/3, com frota de sábado.

Em todos esses dias, a frota contará com pelo menos um carro de apoio e fiscais da SMTU estarão a postos para monitorar o funcionamento do transporte urbano, bem como orientar a população. Na semana do Carnaval, o setor de atendimento ao público irá funcionar somente na quinta e na sexta-feira, normalmente.

Meio Ambiente

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) informa que os parques urbanos e unidades de conservação municipais estarão abertos à visitação durante dos dias de Carnaval (à exceção da segunda-feira), nos horários normais de funcionamento.

Os parques do Mindu, no Parque Dez, e o Nascentes do Mindu, na Cidade de Deus, abrirão das 8h às 17h. Já os parques urbanos Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, no Japiim, e Ponte dos Bilhares, no São Geraldo, funcionarão normalmente no sábado, domingo e segunda, das 7h às 21h, fechando na terça-feira e reabrindo na quarta-feira de Cinzas, a partir do meio-dia.

 

Galerias populares

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) informa que no ponto facultativo, 4/3, feriado de Carnaval, 5/3 e 6/3, as galerias populares Espírito Santo e dos Remédios funcionarão nos seguintes horários: segunda-feira, funcionamento normal, de 8h às 19h. Na terça-feira funcionam até as 13h e na quarta-feira de cinzas abrem a partir das 12h.

No Shopping Phelippe Daou, o horário de funcionamento na segunda, é de 8h as 20h para as lojas, seguindo até as 22h, na praça de alimentação. Na terça, o centro de compras fecha as portas às 13h e na quarta-feira só começa a funcionar às 12h.

Já o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, funciona de 6h às 17h, na segunda-feira; de 6h as 12h, na terça e; na quarta-feira de cinzas, o funcionamento é normal, de 6h as 17h.

Foto do prefeito: Mário Oliveira / Semcom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui