Rodrigo Maia autoriza criação de CPIs do BNDES e Brumadinho

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, autorizou nesta quinta-feira (14) a criação das comissões parlamentares de inquérito (CPIs) de Brumadinho e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Os atos de criação foram lidos em Plenário e abrem prazo de 48 horas para que líderes partidários indiquem deputados para compor os colegiados. Caso os líderes não indiquem os nomes nesse prazo, o presidente da Câmara pode fazer as indicações. Havendo mais de 50% das indicações, a reunião de instalação das CPIs já poderá ser marcada.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Brumadinho foi sugerida pela deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) e conta com a assinatura de outros 194 deputados, superando o número mínimo de assinaturas exigido (171).

Segundo a deputada, o foco da CPI será investigar as causas e os responsáveis pela ruptura da barragem da Mina do Córrego do Feijão, que pertence à mineradora Vale e estava localizada em Brumadinho, em Minas Gerais. O rompimento da barragem ocorreu no dia 25 de janeiro e já causou a morte de, pelo menos, 203 pessoas. Centenas de pessoas permanecem desaparecidas.

Já a CPI do BNDES foi proposta pelo deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) para investigar empréstimos externos do BNDES realizados, entre 2003 e 2015, a países como Venezuela e Cuba e que mobilizaram, segundo ele, cerca de R$ 16 bilhões. Macris lembra que houve uma CPI sobre o assunto em 2015, mas que, na sua opinião, terminou sem indiciamentos por pressão do governo.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Natalia Doederlein
Agência Câmara Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui