Secretário do interior vistoria reforma do Hospital de Lábrea e constata avanço na obra

As obras de reforma do Hospital Regional de Lábrea (distante 853 quilômetros de Manaus), realizadas por meio de um convênio entre o Governo do Amazonas e a prefeitura local, avançam no município. Entre quinta e sexta-feira (07 e 08/03) da semana passada, o secretário de Atenção Especializada do Interior da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Cássio Roberto Espírito Santo, foi ao município realizar uma vistoria técnica e constatou que os trabalhos evoluíram bem nos últimos dois meses.

Na ocasião, ele também participou da inauguração de unidades de saúde da prefeitura, que prestam serviços na atenção básica e disse que está cumprindo agenda de visitas a todos os municípios. O objetivo é verificar a situação da saúde local e tocar os projetos em parceria com as prefeituras para melhorar a saúde no interior.

“As obras do hospital de Lábrea já estão com 50% de execução, nós fomos visitar para avaliar e dar continuidade naquilo que é necessário, que é a finalização da obra física e aquisição de equipamentos”, disse o secretário. Ainda segundo Cássio Roberto, o convênio firmado entre a Prefeitura de Lábrea e a Susam é no valor de R$ 4 milhões para obras e equipamentos.

De acordo com o secretário, a reforma está sendo realizada por partes para não prejudicar o atendimento à população. A previsão é que a unidade seja entregue até o final deste ano. “Muita coisa já está concluída. O telhado praticamente todo já foi trocado, a parte da urgência já está quase pronta”, afirmou o secretário.

O hospital possui 60 leitos ativos e presta serviços de média complexidade, além de atendimento de urgências, emergências, cirurgias, radiografias, mamografia e ultrassonografia.

Ambulância – O secretário do interior contou que a pasta abriu um processo para a aquisição de uma nova ambulância para o município, uma vez que a antiga foi queimada em um ato atribuído a uma facção criminosa. O episódio também levou a Secretaria de Segurança Pública (SSP) enviar reforço para a cidade.

Atenção Básica – Em Lábrea, o secretário participou, ainda, da inauguração de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Prefeitura. Ele também visitou o centro de referência para o atendimento de hanseníase e tuberculose e Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), todos gerenciados pelo município.

Para o secretário, a relevância da cobertura da atenção básica organizada nos municípios pode resolver em até 80% dos problemas de saúde da população, o que destaca a importância da parceria entre o Estado e o município na execução e organização dos serviços de saúde.

“Felizmente a cobertura da atenção básica no interior do Estado é maior do que na capital. (…) Isso significa que as pessoas lá adoecem menos e as doenças se agravam menos. Então o hipertenso não vai infartar, o diabético não vai ter uma complicação”, explicou Cássio Roberto.

FOTOS: Divulgação/Susam

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui