O prefeito de Manaus, David Almeida, vistoriou, nesta sexta-feira, 11/10, a construção da nova Unidade de Saúde da Família (USF), localizada na rua 23 de Dezembro, bairro Compensa, zona Oeste da capital amazonense. A obra, que faz parte do programa para ampliar a rede de assistência da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), avança e segue para a fase final de acabamentos.
A nova unidade de saúde visa ampliar o acesso dos moradores da região aos serviços de atenção básica, e tem previsão de entrega para o final do mês de outubro, conforme destacou o chefe do Executivo municipal. “Nós já estamos com quase 90% da obra concluída. Acreditamos que, até o final de outubro, possamos entregar essa unidade de saúde da família como um presente de aniversário para a cidade de Manaus, aqui no bairro Compensa. Então, estou muito feliz com o que estou vendo e, sem dúvida alguma, é um legado para a saúde básica da nossa cidade”, disse Almeida.
A unidade, de porte 4, vai contar com capacidade de realizar até 1.200 atendimentos diários, com serviços de Atenção Primária à Saúde, incluindo consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, acompanhamento de programas sociais e ações de promoção e assistência à saúde materno-infantil, do adolescente, do adulto e do idoso.
A estrutura, que contará também com mais de 50 ambientes, distribuídos em dois pisos, terá consultórios médicos, consultórios odontológicos, consultório farmacêutico, escovódromo, farmácia, posto de coleta de exames e salas de vacina, inalação, procedimentos, acolhimento, observação, curativos, lavagem, esterilização, além de ambientes administrativos e multifuncionais.
Mais estruturas
Ainda no bairro Compensa, o prefeito David Almeida vistoriou as obras da nova cozinha comunitária que será entregue para a população até o fim do ano.
A nova unidade visa ampliar a capacidade de atendimento da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), beneficiando um número ainda maior de pessoas em situação de vulnerabilidade
Manaus conta, hoje, com seis cozinhas comunitárias, que distribuem, gratuitamente, 200 refeições por dia, o que significa aproximadamente 26,4 mil refeições distribuídas mensalmente, somando todas as unidades.