Prefeitura de Manaus passa a ofertar vacinação contra HPV em dose única para jovens de 9 a 14 anos

Fotos - Divulgação / Semsa

A Prefeitura de Manaus passa a ofertar, a partir desta semana, a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) em esquema de dose única, em substituição ao esquema em duas doses, seguido até então, para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. A mudança segue orientação do Ministério da Saúde, por meio de nota técnica divulgada na segunda-feira, 1º/04, visando o fortalecimento da proteção contra o câncer do colo do útero e outros agravos associados ao vírus.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, aponta que a vacinação em dose única é uma estratégia de relevância, na medida em que vai permitir alcançar um público maior, dessa forma ampliando a cobertura vacinal e reforçando o compromisso para a eliminação do câncer do colo uterino.

“Aqui para o Amazonas, onde temos um alto índice de câncer do colo do útero, isso terá um impacto muito positivo, podendo mudar a realidade do estado em relação a essa doença”, assinala a secretária.

Shádia assinala que a vacina continua sendo ofertada em 171 salas de vacina da rede pública municipal e também em ações de vacinação nas escolas. “A Semsa também vai realizar a busca ativa de jovens de 9 a 19 anos que não receberam nenhuma dose, seguindo recomendação do Ministério da Saúde”, complementa.

A partir de agora, passarão a receber a dose única da vacina HPV quadrivalente as crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, que seguem como público-alvo da estratégia de imunização. Para os grupos prioritários, que incluem pessoas imunocomprometidas de 9 a 45 anos e vítimas de violência sexual, será mantido o esquema em três doses, com intervalos de dois e seis meses entre as aplicações.

Para receber a vacina, os usuários devem apresentar documento oficial de identificação, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e a caderneta de vacinação. Crianças menores de 12 anos devem estar acompanhadas de um dos pais ou um responsável.

A lista completa de salas de vacina da Semsa Manaus, com endereços e horários de funcionamento, pode ser conferida no site semsa.manaus.am.gov.br, ou diretamente no link https://bit.ly/SalasVacinaManaus.

Imunização

Conforme a gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, em 2023, Manaus apresentou cobertura vacinal de 68,94% entre o público feminino, e de 46,05%, no masculino. Os índices consideram somente crianças e adolescentes que receberam duas doses da HPV quadrivalente, dentre a população na faixa etária de 9 a 14 anos.

“Os percentuais de cobertura vacinal serão recalculados sob o novo protocolo, podendo ser mais elevados, levando em conta que todas as pessoas de 9 a 19 anos que comprovarem uma dose da vacina agora serão consideradas imunizadas”, aponta.

Isabel ressalta que a nova diretriz de vacinação do Ministério da Saúde segue recomendações feitas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), com base em estudos evidenciando que o esquema em dose única, para pessoas de 9 a 20 anos, confere proteção equivalente aos de duas ou três doses.

“Os países com altas coberturas vacinais já conseguiram diminuir o risco do câncer do colo do útero em mais de 80% e quase eliminar as verrugas genitais, o que indica que a vacina é segura e muito efetiva na prevenção dos desfechos desfavoráveis da infecção pelo HPV”, relata.

Prevenção

A infecção pelo HPV é associada a diversos tipos de câncer, entre eles os de colo do útero. O tumor é o mais frequente entre a população feminina em Manaus, e o terceiro no Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Para o ano de 2023, o instituto estimou 420 casos novos da doença no município.

Segundo Isabel, a vacina HPV quadrivalente confere proteção contra quatro tipos descritos do vírus. Dentre eles, dois são responsáveis por aproximadamente 71% dos casos de câncer do colo uterino e por mais da metade dos casos de outros tumores associados ao HPV. Os outros dois tipos respondem por 90% dos casos de verrugas genitais.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui