A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, nesta sexta-feira, 20/12, mais uma edição da operação “Passeio Livre”, no bairro Santo Antônio, na interseção das ruas Padre Agostinho Caballero Martin e Marechal Bittencourt, zona Oeste. A ação teve como objetivo desobstruir os passeios públicos, garantir o direito de ir e vir dos pedestres e promover a organização do trânsito na área.
Durante a operação, três veículos foram removidos por estacionarem indevidamente sobre o passeio público, enquanto duas cegonhas foram notificadas por estarem estacionadas na contramão de direção. A medida busca coibir infrações que prejudicam a acessibilidade e a segurança dos pedestres, além de manter a fluidez do trânsito na região.
De acordo com o diretor de Operações de Trânsito do IMMU, Stanley Ventilari, a operação reflete o compromisso do órgão com a segurança e o respeito às normas de trânsito.
“Estamos operando de forma rigorosa para garantir que os pedestres tenham seu espaço preservado e que o trânsito flua de maneira adequada. É inadmissível que os veículos sejam estacionados em locais destinados ao passeio público, comprometendo a segurança das pessoas. Toda a cidade para combater essas práticas irregulares”, destacou Ventilari.
O IMMU reforça que os condutores devem observar a sinalização e conformidade com as áreas destinadas exclusivamente ao trânsito de pedestres. Infrações como estacionamento irregular podem resultar em multas e, em casos mais graves, na remoção dos veículos. Essas operações serão intensificadas nos próximos dias, com ações específicas em diferentes pontos da cidade.
A população pode colaborar denunciando irregularidades pelo telefone 0800 092 11 88 ou pelas redes sociais do órgão @immu_manaus.
Texto – Naira Nascimento/IMMU
Foto – Divulgação/IMMU (em anexo)