Com o tema “Prevenção ao Suicídio”, foi realizada, na tarde de terça-feira, 10/9, uma palestra alusiva à campanha “Setembro Amarelo”, da Prefeitura de Manaus. O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, e reuniu mais de 300 servidores de setores do órgão.
O “Setembro Amarelo” é uma campanha que visa chamar a atenção da população para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional do indivíduo, bem como sensibilizar, combater tabus, mudar paradigmas, orientar indivíduos e inspirar autoridades a respeito de importantes questões relacionadas à vida do ser humano.
O secretário em exercício da Semed, Lourival Praia, destacou a importância da atividade. “Para estarmos bem, para cumprirmos nossas metas, nosso trabalho, nossos afazeres diários, é preciso que estejamos bem mentalmente, daí a importância de momentos e campanhas úteis para pararmos um pouco, cuidarmos do fator psicológico, da nossa saúde mental”, frisou.
A campanha integra o calendário da Semed, de acordo com o chefe da Divisão de Pessoal, Thiago Correia. “Há anos, essa ação faz parte do calendário da Semed e esse momento serve para refletirmos, nos unirmos e pensarmos um pouco na nossa vida também”, explicou Correia.
A temática foi abordada pela psicóloga Roberta Vieira. Ao longo da palestra, ela explicou como manter a saúde mental saudável, como gerenciar problemas diários, formas de prevenção ao suicídio, dentre outros pontos.
Um dos servidores que prestigiou o momento foi o assistente administrativo da Semed, Dennis Rabelo. “Ouvi tantas coisas importantes que me fizeram repensar um pouco o meu dia a dia, a minha vida mesmo. Ou seja, para mim, foi um momento de reflexão”, disse.