Início Notícias do AM Referência em cirurgias reparadoras no Estado, Hospital Infantil Dr. Fajardo recebe reforma...

Referência em cirurgias reparadoras no Estado, Hospital Infantil Dr. Fajardo recebe reforma e ampliação

O Governo do Amazonas, por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), realizou nesta segunda-feira (11/11) a solenidade de entrega da reforma e ampliação do Hospital Infantil Dr. Fajardo. Ao todo, foram repassados R$ 407.842,11 para a reforma geral. A cerimônia aconteceu na sede do hospital, na avenida Joaquim Nabuco, na zona sul de Manaus.

A reforma e a ampliação da unidade contaram com manutenção na pintura, piso, troca de portas, modulações, recuperação da fachada e reativação de 12 leitos que estavam bloqueados.

“O sentimento é de muita felicidade e gratidão, porque o Fajardo hoje é um hospital referência para o nosso estado em cirurgias como, por exemplo, lábio leporino, e também no atendimento para crianças autistas. Hoje, o Fundo de Promoção Social, assim como as demais secretarias, tem um olhar muito voltado para a criança com necessidades especiais, e essa reforma, ampliação, que aconteceu aqui no hospital, vai poder ampliar também o atendimento dessas crianças especiais”, afirmou a secretária-executiva da FPS, Kathlen dos Santos.

O Hospital Infantil Dr. Fajardo atende crianças e adolescentes de 0 a 18 anos de idade, com uma equipe multidisciplinar nas seguintes especialidades: Cirurgia Pediátrica, Enfermagem, Endocrinologia, Fonoaudiologia, Imunização, Laboratório, Pediatria, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Radiologia e Serviço Social. Mensalmente são atendidas aproximadamente 3 mil crianças na instituição, nas mais diversas especialidades. O ambulatório funciona de segunda a sexta-feira, e atende, em média, 300 crianças por dia, com a realização de 1 mil procedimentos, entre consultas, vacinas e palestras.

“Vai melhorar muito, porque foi feita uma reforma e ampliação aqui do hospital pelo Fundo de Promoção Social”, afirmou o diretor do hospital, Aly Ballud. “O update vai ser de pelo menos uns 12 leitos reativados com essa reforma. Nós fazemos a parte de cirurgia, cirurgia plástica, cirurgia odontológica, pediatria e endocrinologia, e vai ser muito bom para o hospital isso daí”, complementou.

Segundo a diretora de departamento de saúde da capital, Nayara Maksoud, a ampliação e a reforma garantem melhorias não só no atendimento, mas na estrutura de higiene e organização dentro do hospital.

“Essa modificação, essa renovação estrutural, essa ampliação que aconteceu aqui no Fajardo, ela também tem um retorno para a rede de saúde. A gente pode fazer com que o acolhimento, com que o período de internação e a rotatividade de leitos seja cada vez maior, e que a gente possa acolher cada vez maior um número de demandas, principalmente porque é um hospital infantil, e o nosso público infantil precisa de atendimento de qualidade”, disse.

O Dr. Fajardo é referência no Amazonas e em estados vizinhos nas cirurgias de queiloplastia (reconstrução dos lábios) e palatoplastia (reconstrução da anatomia que separa a cavidade nasal e oral), e em atendimento odontológico a crianças autistas. De acordo com a instituição, o serviço atende pacientes com grau de autismo considerado severo, em procedimentos cirúrgicos e odontológicos que só podem ser feitos dentro de um centro cirúrgico. São realizadas, em média, 65 cirurgias por semana na unidade.

Das cirurgias labiopalatais realizadas no hospital, a queiloplastia é realizada em pacientes a partir dos 3 meses de idade. Já a palatoplastia é feita a partir dos 12 meses.

Cirurgias odontológicas para crianças especiais – A unidade é o único hospital que realiza procedimentos de cirurgia plástica odontológica reparadora em crianças com necessidades especiais, entre elas o autismo.

Queiloplastia – A queiloplastia funcional visa tratar alterações congênitas ou adquiridas, sendo realizado o procedimento com o objetivo de reconstrução labial. Em alguns casos, o problema pode aparecer logo ao nascimento, e a fissura labial, como é conhecida, deve ser corrigida até os três primeiros meses de vida. O problema pode se agravar na fase adulta, caso não seja corrigido a tempo.

Palatoplastia – É a cirurgia plástica que reconstitui o palato. O palato é dividido em palato mole e palato duro. O palato mole é sustentado pelo músculo elevador do palato, que é responsável pelo fechamento entre o palato e a faringe durante a deglutição, para evitar o refluxo nasal. Quando existe flacidez do palato mole, por sustentar as amígdalas hipertrofiadas, ocorre a vibração durante o sono, gerando ronco. Em alguns casos, nos quais há o colabamento, pode haver apneia e muita dificuldade de manter o sono prolongado.

.

.

.

Fotos: Bruno Zanardo/Secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

LEIA TAMBÉM

 5 vítimas da matança em uma residência no Nova Cidade foram velada em uma...

Momentos de dor e desespero tomaram conta, na tarde deste domingo (17), do velório das cinco pessoas mortas na chacina ocorrida na noite deste...

 Impeachment do Ministro que ama soltar bandidos esta pronto para ser encaminhado ao senado

O advogado Modesto Carvalhosa afirmou nesta quinta-feira, 7, que vai ingressar no Senado com pedido de impeachment contra o ministro Gilmar Mendes (conhecido como papai noel dos bandidos), do Supremo Tribunal Federal,...

 Platiny faz homenagem a Projeto de Inclusão Social do TCE e ADEFA

AMAZONAS - Autor da Sessão Especial em homenagem ao Projeto de Inclusão Social de parceria da Associação de Deficientes Físicos do Amazonas (ADEFA) e...

´Cem por cento só confio no meu pai e na minha mãe`, diz Bolsonaro...

O presidente eleito Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira que o ministro extraordinário da transição, Onyx Lorenzoni, é a melhor pessoa para responder sobre a suspeita de que...

¨Confira os detalhes na imagem do apto de pobre do petralha¨- Lula (O Honesto)

BRASIL - Um dos imóveis, um triplex de 215 metros quadrados, pertence à família do ex-presidente Lula. O empreendimento conta com três quartos, cinco banheiros,...
.