Encerramento do ano letivo da ECP do TCE-AM terá seminário sobre recursos hídricos e ambientais

Foto: Filipe Jazz

Com programação voltada à temática da gestão de recursos hídricos e ambientais, a Escola de Contas do Publicas do Tribunal de Contas do Amazonas (ECP/TCE-AM) realiza no dia 29 de novembro o seminário de encerramento do ano letivo de 2024.

O evento será realizado no auditório da Corte de Contas amazonense e contará com palestras e debates técnicos sobre desafios e perspectivas para a preservação e manejo sustentável da Amazônia.

“O seminário reforça o nosso compromisso com a capacitação e o debate sobre temas fundamentais, como a preservação dos recursos naturais, que são vitais para o desenvolvimento sustentável do nosso estado”, destacou a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins, ao fazer o convite para que servidores públicos, estudantes, jurisdicionados e membros da sociedade civil possam participar do evento.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do site da ECP, pelo endereço virtual ecpvirtual.tce.am.gov.br.

Para o conselheiro-coordenador da ECP, Júlio Pinheiro, essa será uma oportunidade de já antecipar o planejamento para o próximo ano, visando aperfeiçoar a função pedagógica exercida pela escola.

“Será uma oportunidade de dialogarmos sobre questões cruciais para o aperfeiçoamento da Escola de Contas. Nosso objetivo é levar o conhecimento aos nossos jurisdicionados e à sociedade civil para que o uso do dinheiro público seja feito de forma correta e eficaz, priorizando assim a prevenção do erro para que não seja necessária a punição”, disse o conselheiro Júlio Pinheiro.

Programação

A programação terá início às 8h, com o credenciamento dos participantes, seguido da abertura oficial com apresentação do conselheiro Júlio Pinheiro, coordenador da ECP, com um balanço geral sobre as realizações da escola, braço pedagógico do TCE-AM, ao longo do ano letivo.

Entre os destaques do evento está a palestra magna “Amazônia – Um Território Hídrico”, apresentada pelo professor José Galizia Tundisi, da Universidade de São Paulo (USP). Em sequência, o painel “O Papel dos Tribunais de Contas no Controle e Proteção Ambiental” discutirá a contribuição dos órgãos de controle para a preservação ambiental, com moderação do professor Alexandre Rivas, diretor da Escola de Contas Públicas.

Outros temas a serem abordados incluem os desafios do novo marco regulatório de saneamento básico, com o professor Jerson Kelman, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e os avanços legislativos em recursos hídricos e seus desafios contemporâneos, às 11h, com participação da diretora-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Verônica Sánchez da Cruz Rios.

Encerrando a programação, será apresentado o programa de monitoramento ambiental do Estado do Amazonas, conduzido pelo professor Sérgio Duvoisin Junior, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui