Vídeos: Astronautas têm uma visão assustadora da sombra da Lua enquanto ela caminha pela Terra durante o eclipse solar

Os astronautas da Estação Espacial Internacional tiveram uma visão assustadora durante o eclipse solar total na segunda-feira, enquanto a sombra da Lua percorria a superfície do planeta.

A espera pela totalidade na Terra demorou mais de uma hora após o início do eclipse parcial, mas a visão da órbita baixa da Terra forneceu o contexto para a rapidez com que a sombra da Lua se move. De acordo com a NASA , a sombra do eclipse viaja a 1.100 mph no equador e até 5.000 mph perto dos pólos.

Os astronautas que vivem e trabalham na ISS orbitam a Terra a cada 90 minutos, testemunhando 16 amanheceres e entardeceres em 24 horas e até cinco eclipses por ano.


Na segunda-feira, os astronautas puderam não só ver o eclipse quando a Lua bloqueou a face do Sol, mas também a sombra da Lua na Terra ao bloquear a luz solar no caminho da totalidade – parecendo um buraco negro flutuante na Terra lá em baixo.

A ISS não foi a única visão do eclipse solar vista do espaço. O fundador da SpaceX, Elon Musk, compartilhou o vídeo abaixo, que foi feito por um satélite Starlink em órbita baixa da Terra.

O vídeo mostra a umbra ou sombra da Lua enquanto ela se move pelo planeta.

Enquanto a Lua se movia em frente à face do Sol, naves espaciais de observação solar e da Terra registraram o eclipse em tempo real.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui