Cineclube de Arte exibe mostra sobre atores e dramaturgos amazonenses, neste sábado (12/12)

O Cineclube de Arte da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa apresentará, neste sábado (12/12), às 18h30, documentários sobre atores, dramaturgos e um fotógrafo amazonenses no Cineteatro Guarany (Vila Ninita, anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro, na avenida Sete de Setembro, Centro). Promovido pelo Governo do Amazonas, o evento tem entrada gratuita, com agendamento pelo Portal da Cultura (https://sistemas.cultura.am.gov.br/sigec/eventos/inscricao?s=3b668961d18a2d11d45aa76d3f44136a).

Serão exibidos os curtas-metragens “Edney Azancoth – Memórias de Actor Amazonense”, “Oswaldo Pereira dos Santos – Um fotógrafo profissional de Manaus do século 20” e “Palavras Cênicas”. Todos os filmes são dirigidos e roteirizados pelo artista plástico Sérgio Cardoso, com o objetivo de registrar pessoas comuns e artistas que deixaram sua marca social e artística na cidade de Manaus. A classificação é para 12 anos.

O Cineteatro Guarany funciona com 50% da capacidade (48 lugares) devido aos protocolos de segurança e distanciamento social em prevenção à Covid-19. O local também disponibiliza totens de álcool em gel e aferição de temperatura na entrada.

Confira as sinopses:

• “Edney Azancoth – Memórias de Actor Amazonense” retrata em depoimento a vida do grande e saudoso ator Edney Azancoth, dramaturgo, historiador e pesquisador das artes cênicas. O registro conta a trajetória de Edney, que viajou o Brasil deixando sua marca pelos palcos que passou, além de sua paixão pelo teatro.

• “Oswaldo Pereira dos Santos – Um fotógrafo profissional de Manaus do século 20” apresenta a história deste fotógrafo que atuou entre 1950 e 1990, em Manaus, sua trajetória na Polícia Civil do Estado do Amazonas, nos jornais da cidade, e a cobertura de casos importantes, como a queda de um avião em Rio Preto da Eva, em 1962; a cobertura jornalística de ex-governadores do Amazonas; e do ex-presidente Humberto de Alencar Castelo Branco.

• “Palavras Cênicas” é um curta-metragem que faz uma crônica em homenagem ao teatro amazonense, com depoimentos que foram coletados entre 2009 e 2011 de dramaturgos, atores e diretores, dentre os quais Márcio Souza, Chico Cardoso, Narda Telles, Ednelza Sahdo, Gerson Albano, Wagner Mello, Rosa Malagueta, Dori Carvalho, Selma Bustamante, Luiz Vitalli, entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here