A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizará no próximo dia 6 de agosto, às 13h, uma Sessão Especial em homenagem à cantora amazonense Taís Víera que receberá a medalha Ruy Araújo. A proposta é de autoria do presidente da Casa, deputado estadual Josué Neto.

O presidente Josué Neto disse que valorizar os talentos do Amazonas é valorizar nossa cultura e nosso povo, e incentivar o desenvolvimento cultural. “Reconhecer os talentos da nossa terra é muito importante para que haja a valorização das nossas origens, do nosso povo e das pessoas que contribuem para o desenvolvimento cultural do Amazonas. Me sinto feliz em poder homenagear a cantora Taís com a medalha Ruy Araújo”, disse Josué.

Taís Víera, que é destaque internacional no mundo musical e artístico, agradeceu a homenagem. “O deputado Josué dá um passo a mais na história e na cultura do Amazonas quando ele oferece essa homenagem, ele mostra que valoriza muito o cidadão amazonense. Tenho muito orgulho de ser do Amazonas, me sinto profundamente emocionada com essa homenagem. São os braços do Rio Amazonas que vieram me abraçar, me buscar para eu receber uma homenagem em vida. É comum vermos homenagens póstumas, por isso, me sinto muito honrada. Essa homenagem coloca a cultura amazonense num novo patamar de preservação, cuidado e valorização do material humano, do que a nossa terra tem de diferencial”, afirmou Taís ao falar da homenagem.

Sobre Taís Víera

A amazonense é formada em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), possui Mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e tem Doutorado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ela desenvolve diversos trabalhos na área musical como o ‘Canto para Todos’, projeto que reúne crianças, adolescentes, adultos e idosos para desenvolverem seus potencias como cantores através de dicas de canto. O ‘Metal Ópera Rock’, em que toca música erudita com banda de rock reunindo grupos sociais constantes e estimulando jovens a conhecerem e apreciarem a música clássica, além do ‘Cantando para as Águas’, em que canta, com parcerias e formações diversas, músicas dedicadas às águas com o objetivo de sensibilizar o ser humano do uso consciente da água e de todos os nossos recursos naturais, destacando o cuidado e amor por si mesmo, pelo próximo e pela natureza.

Taís também é madrinha da ‘Camerata de Ukulele’ de Manacapuru (a 68 KM de Manaus), onde crianças e adolescentes tocam instrumentos que eles mesmos constroem com uso de madeiras caídas e descartadas.

Recentemente ela foi convidada a ministrar um workshop com as técnicas desenvolvidas em sua pesquisa de Doutorando no 48° Simpósio do Cuidado com a Voz Profissional da Academia de Artes da Philadelphia, nos EUA. Atualmente Taís faz parte do musical ‘o Fantasma da Ópera’, espetáculo consagrado no teatro musical brasileiro.

Manaus FC

O time amazonense Manaus Futebol Clube (Manaus FC) também será homenageado durante Cessão de Tempo, nesta terça-feira, às 10h, na Aleam por estar entre os finalistas da Série D do campeonato deste ano e pela conquista da vaga na Série C do Campeonato Brasileiro de Futebol para o ano de 2020.

Josué explicou que a homenagem se estende a todos os times do Amazonas pelo reconhecimento de seus esforços para manter o futebol Baré em destaque mesmo com tantas dificuldades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here