Aconteceu em São Paulo, o evento de apresentação do livro “Vamos Voar Juntas”, da autora Vera Regina Meinhard que aborda os impactos das relações de gênero hierarquizadas na vida das mulheres. O local escolhido para realizar o coquetel com noite de autógrafos oferecido aos convidados, foi a charmosa Livraria da Travessa, localizada na região de Pinheiros na cidade de São Paulo.
Vamos Voar Juntas?, sob a visão da autora, nos leva a perceber como esta relação sexista afeta a carreira e o bem-estar das mesmas. Por meio dos Desafios Sistêmicos demonstra, por exemplo, como a ultramasculinização da inteligência e da figura de líder acarreta para as mulheres uma necessidade de superação constante no mundo corporativo. A obra traz também informações sobre o conhecimento do papel imposto às mulheres na sociedade e estratégias para fazer escolhas conscientes. Além disso, a rica experiência da autora na vivência destes Desafios Sistêmicos durante seus 25 anos como executiva é aproveitada com detalhes. Suas reflexões e estudos nestes 8 anos como consultora em gestão de cultura organizacional oportunizam uma releitura das relações de gênero com foco na premente necessidade de se valorizar os atributos femininos.
“Trazer para outras mulheres a possibilidade de fazer escolhas conscientes significa falar sobre as relações de gênero hierarquizadas (machismo estrutural), abrir mais discussões sobre o sistema social binário e cisgênero. Assim, promovemos além da felicidade das mulheres, a revalorização do feminino em todas as esferas, contribuindo com um mundo mais humano. Escolhi estudar profundamente e trabalhar com este tema aos 54 anos quando tive conhecimento sobre ele. Antes disso, eu acreditava que se eu conseguia construir uma carreira como executiva na França e na indústria automobilística, era simplesmente porque eu queria, então qualquer mulher que quisesse poderia fazer isto “facilmente”. Descobri que tinha criado um véu para realizar meus sonhos no mundo corporativo, ignorava e não entendia a razão dos esforços suplementares que eu fazia para chegar perto do lugar destinado aos meus colegas”, comenta a autora.
Conhecer e entender os impactos dos Desafios Sistêmicos na carreira, trabalhar o autoconhecimento para se libertar das crenças que de alguma forma nos limitam para conseguir desenvolver novos comportamentos e novas estratégias é o tema principal do livro. Com conteúdo prático, que propõe um caminho mais lógico para o conhecimento do papel do indivíduo na sociedade, Vera Regina Meinhard frisa a importância de cada mulher criar seu próprio voo e seguir o seu destino.
As mulheres são sempre mais afetadas pelas crises. Por exemplo, no pós pandemia representam 49,45% do mercado de trabalho brasileiro, elas eram 54,34% em 2019. Esta participação é inferior ao início da série histórica, em 2012, que registrou 51,58%. Em 2012, os homens tinham 74,51% de participação. Em 2020, esse índice era de 69,78% e aumentou para 71,64% em 2021.
E isto mesmo as mulheres tendo um melhor desempenho nos estudos. Em 2012, para as mulheres que têm o ensino médio completo, o número era de 10,97% e, dos homens, 6,34%. Em 2021, esse número saltou para 19,04% e 11,63%, respectivamente. E mesmo assim, representam apenas 23% dos cargos de diretores e gerentes gerais (*).
Sob a ótica da vida real de cada um, “Vamos Voar Juntas?” elucida claramente o quão importante é desconstruir tudo aquilo que a maioria das pessoas são empurradas para acreditar pela ditadura dos manuais didáticos, e de um sistema do qual interessava ter a mulher em segundo plano. Ao fazer um comparativo sobre esse olhar para um mundo mais humano, a autora firma seu compromisso com a sociedade de uma forma clara e objetiva.
Para a noite de autógrafos e lançamento oficial do livro “Vamos Voar Juntas, a autora Vera Regina Meinhard contou com o apoio da Hughes do Brasil, subsidiária da Hughes Network Systems, LLC (HUGHES), líder mundial no fornecimento de serviços de rede e tecnologia de comunicação via satélite.
“A Vera Regina Meinhard já é nossa consultora na Hughes do Brasil e nos ensina muito sobre questões ligadas ao gênero com a perspectiva cultural, nos ajudando a perceber os comportamentos que reproduzem inconscientemente os vieses de gênero que desviam ou limitam o desenvolvimento pleno da carreira e a realização pessoal. Há pouco mais de 1 ano essa temática vem sendo trabalhada e desenvolvida dentro da companhia, então faz todo o sentido o apoio a um livro que expanda ainda mais esse horizonte”, comenta Valéria Motta, vice-presidente de recursos humanos da Hughes do Brasil.