[Artigo] Jaguariúna: um sonho de expansão empresarial

Por Daniel Pazinatto, empresário e sócio-diretor da Antônio Andrade Empreendimentos Imobiliários

Cada vez mais, empresas e indústrias têm enxergado a cidade de Jaguariúna como um destino estratégico no contexto empresarial. Localizado na Região Metropolitana de Campinas, em São Paulo, o município desponta como um dos polos de desenvolvimento econômico mais promissores do Brasil, com vantagens que variam desde a qualidade da infraestrutura até o perfil de incentivos fiscais.

De acordo com o Mapa de Empresas do Governo Federal, apenas micro e pequenas empresas de Jaguariúna somam cerca de 7,7 mil negócios, refletindo o dinamismo do ambiente empreendedor em uma cidade que abriga mais de 59,3 mil habitantes e cresceu 33,93% entre 2010 e 2022, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, a região também reforça seu potencial econômico pelo PIB per capita avaliado em R$ 233,3 mil, superior à média do estado de São Paulo (R$ 58,3 mil).

Uma cidade do interior que alimenta a expansão das indústrias brasileiras: afinal, por que sonhar com Jaguariúna?

A localização privilegiada é um fator-chave que a torna um destino atraente no mercado. Por estar inserida na Região Metropolitana de Campinas, que também se apresenta como um grande centro industrial e tecnológico do país, Jaguariúna está próxima a importantes estradas que facilitam a logística e o transporte de mercadorias, como a Rodovia dos Bandeirantes e a Rodovia Anhanguera. A proximidade com o Aeroporto Internacional de Viracopos e o Porto de Santos também contribui para a integração com outras localidades, nacionais e internacionais.

Jaguariúna conta com a disponibilidade de parques industriais bem desenvolvidos para a instalação adequada de empreendimentos, incluindo isenções de impostos e benefícios. O apoio governamental tem sido decisivo para impulsionar o desenvolvimento econômico local e a geração de oportunidades, pois, reduzindo os custos operacionais das empresas, proporciona um ambiente de negócios favorável.

Outro ponto relevante é a disponibilidade de mão de obra qualificada no município, que possui uma força de trabalho preparada para atender às demandas do mercado e oferece diversas instituições de ensino técnico e superior para a melhor formação dos profissionais e, além dos aspectos econômicos, um ativo valioso de Jaguariúna é a qualidade de vida.

Com uma infraestrutura urbana bem desenvolvida, segurança pública eficiente e diversos serviços de saúde e educação, o município facilita a retenção de funcionários por possibilitar que conciliem uma carreira profissional promissora com um ambiente tranquilo e acolhedor.

Unindo todos os aspectos sociais, políticos e econômicos, é possível vislumbrar o potencial de Jaguariúna como um alvo capaz de atrair investimentos, gerar renda, impulsionar a competitividade e contribuir para o crescimento sustentável, independentemente do setor produtivo. A busca por equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade tem sido essencial na indústria, e o aumento do fluxo de empresas e da população no município são reflexos dessa procura, já que essas características tornam Jaguariúna um lugar único para viver e empreender.

Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Paulista, Daniel Pazinatto é empresário e especialista em Gestão de Empreendimentos Privados de Desenvolvimento Urbano. Com 25 anos de experiência, foi presidente da Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano (Aelo) RMC e diretor do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação ou Administração de Imóveis (SECOVI) de Campinas/SP. Atualmente, o profissional é sócio-diretor da Antônio Andrade Empreendimentos Imobiliários, fundada em 1978 pelo seu tio e referência no mercado de loteamento de alto padrão no estado de São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui