O prefeito de Manaus e candidato à reeleição David Almeida está chamando a atenção das autoridades, em especial as eleitorais, para o risco do mesmo grupo criminoso flagrado tramando estratégias para manipular as eleições em Parintins, também estar atuando em Manaus. O grupo é formado por secretários do governador Wilson Lima e integrantes de alta patente da Polícia Militar.
Em vídeo vazado neste fim de semana, com pouco mais de uma hora, os secretários de Administração, Fabrício Barbosa; de Cultura, Marcos Apolo; o Diretor-presidente da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), Armando do Valle; e oficiais da PM, como o tenente-coronel da Rocam Jackson Ribeiro, aparecem em reunião arquitetando estratégias para garantir a vitória de Brena Dianná, candidata do governador à Prefeitura de Parintins.
“Isso é um atentado à democracia, algo criminoso que está sendo feito com a população de Parintins e muito provavelmente com a população de Manaus também. É uma Orcrim, uma organização criminosa, formada por servidores públicos remunerados a serviço do crime para poder mudar a ordem democrática de um município”, disse o prefeito, que foi além.
Ameaça em Manaus
Segundo David Almeida, no próprio vídeo vazado, é dito na reunião, comandada pelo Diretor-presidente da Cosama, Armando do Valle, que “o próprio governador está cuidando de Manaus (eleições) porque sabe que vai perder”… Imaginem o que estão fazendo nas comunidades, cooptando (comprando) as pessoas”. Wilson Lima tem como candidato a prefeito de Manaus, o presidente da Assembleia Legislativa (ALE-AM), Roberto Cidade.
Na falta de atitude do Estado, ou do próprio governador diante do caso, a juíza da comarca de Parintins, Juliana Arraes, determinou, nesta segunda-feira, 30/9, a saída do comandante da PM no município, major Francisco Magno, que ele seja redistribuído pelo comando geral da PM, assim como a tropa de policiais militares e civis que havia sido destinada à Parintins para atuarem durante as eleições, no próximo domingo, 6 de outubro, volte para Manaus.
“No mínimo, os secretários têm que ser exonerados. Se o governador não exonerar, ele está dizendo: tá ok, vocês têm a minha chancela, eu que estou comandando esses crimes que vocês estão praticando”, acrescenta o prefeito de Manaus.
“Só não vale perder”
A reunião de secretários do governador Wilson Lima e integrantes da cúpula da PM ocorreu em agosto e é comandada pelo Diretor-presidente da Cosama, ele inclusive está sentado à cabeceira da mesa de reunião onde grupo orquestra ações criminosas. Entre as falas ditas por Armando do Valle, transcritas pela imprensa, estão:
“Numa campanha, só não vale perder”.
“Em uma campanha de prefeito, tem que pegar todo esse pessoal da Cicom e trabalhar”
“O máximo que eles (agentes da Polícia Federal) podem fazer, na melhor das hipóteses, é passar informações, não podem agir”.
No vídeo foi revelado ainda que a apreensão de cestas básicas da instituição de trabalho social da primeira-dama de Parintins, a deputada estadual Mayara Dias, ocorreu como parte dos planos do grupo contra adversários políticos. O prefeito de Parintins, Bi Garcia, apoia Matheus Assayag para sucedê-lo, principal adversário da candidata do governador ao cargo, Brena Dianná.