Fazendo justiça: Vestibular gratuito da UEA foi ideia de campanha de Amazonino em 2020. Roberto Cidade criou a Lei mas não citou o Negão como idealizador

Amazonino criou a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), quando governador, e o Programa Bolsa Universidade, como prefeito de Manaus.
“Eu criei uma universidade de graça para quem não podia pagar”, disse ele, com relação à UEA. “Acho que ajudou muito. Mas eu sei como as coisas funcionam. Muitas vezes, o jovem quer estudar, mas não tem dinheiro para pagar um ônibus, quanto mais chegar na universidade. Não tem dinheiro para pagar um cursinho, comprar livros, apostilas. Isso é uma batalha desigual. Eu vou criar cursos de vestibulares gratuitos para a juventude. É meu dever”, disse O Negão em plena campanha eleitoral ao lado do atual deputado Wilker Barreto.

Roberto Cidade pegou a ideia e criou a Lei em 2021 sem citar o Negão

Para oportunizar melhores condições de competitividade no vestibular que se aproxima, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) colocou em prática o Pré-Vest, um curso pré-vestibular on-line totalmente gratuito. O Pré-Vest cumpre as premissas da Lei nº 5.632/2021, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), que autoriza o Governo do Amazonas a criar o Curso de Pré-Vestibular gratuito para os jovens de baixa renda. A expectativa é de que mais de 200 mil alunos acessem o Pré-Vest.
É gratificante ver as nossas leis e os nossos indicativos sendo colocados em prática, especialmente quando isso favorece diretamente a população. Parabenizo ao reitor André Zogahib que, por meio do Pré-Vest UEA, oportuniza essa preparação aos estudantes para o vestibular. Esse foi um desejo nosso quando apresentamos a proposta e ver que a nossa lei ajuda a democratizar a educação, com vistas ao ingresso no ensino superior, nos alegra como legisladores”, declarou o autor da lei.

Chumbo Grosso

O Diretor do Portal Chumbo Grosso, Ronaldo Aleixo foi servidor da UEA por mais de 10 anos e conhece toda história da UEA e sua criação.

Aulão Na Rede criado pela Rede Amazônica em parceria com a Seduc fez muito sucesso antes de qualquer Lei.

Ao todo, 2,4 mil alunos participaram do Aulão na Rede 2018 — Foto: Patrick Marques/G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui