O Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (ON/MCTI), convida todas e todos a assistirem a cerimônia de encerramento da 17ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), que será transmitida ao vivo na próxima segunda-feira, dia 26 de agosto, a partir das 13h (horário de Brasília), pelo canal oficial do Observatório Nacional no YouTube.
O evento será marcado pela revelação dos tão aguardados resultados da 17ª IOAA. Serão anunciados os medalhistas desta edição, reconhecendo os estudantes que se destacaram nas competições e que levarão para casa medalhas de ouro, prata e bronze e menções honrosas. Mesmo aqueles que não conquistarem medalhas serão celebrados por sua dedicação e conquistas ao longo do evento.
Dessa forma, a cerimônia de encerramento da 17ª IOAA será uma celebração da excelência acadêmica, espírito de colaboração e talento dos jovens estudantes, que dedicaram seus últimos dias a desafios intensos em astronomia e astrofísica.
A Dra. Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional e coordenadora do Comitê Brasileiro da IOAA 2024, destacou a importância deste momento:
“A cerimônia de encerramento da IOAA é mais do que a revelação dos vencedores, é uma celebração da jornada que cada um desses jovens percorreu. Foram dias de muita dedicação, aprendizado e superação. Para nós, do Observatório Nacional, é um orgulho imenso ver o quanto esses estudantes cresceram, não só em conhecimento, mas também em espírito de colaboração e amizade. Independentemente de medalhas, todos os participantes são vencedores, pois contribuíram para uma experiência rica e inesquecível. Agradecemos a todos que fizeram parte deste evento – patrocinadores, parceiros, voluntários e, principalmente, os estudantes – por tornarem a IOAA 2024 um marco na história da ciência e da educação.”
A 17ª IOAA, realizada nas cidades de Vassouras e Barra do Piraí, no estado do Rio de Janeiro de 17 a 27 de agosto, reuniu mais de 300 jovens talentos de 53 países, que ao longo de 10 dias enfrentaram desafios rigorosos em provas teóricas, práticas e de observação, demonstrando um nível de conhecimento e dedicação excepcionais. Este evento, organizado pelo Observatório Nacional, é uma das mais prestigiadas competições científicas do mundo, focada na astronomia e astrofísica.
A 17ª IOAA contou com o apoio essencial de diversos patrocinadores e parceiros, que tornaram possível a realização deste grandioso evento. Entre os patrocinadores, destacam-se o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA); a Casio Educação, que forneceu calculadoras científicas aos participantes; a empresa de cibersegurança Surfshark; a Univassouras, que cedeu o Centro de Convenções para abrigar diversas atividades da Olimpíada; a Insider; o Jardim Ecológico Uaná Etê; a Urânia Planetário Móvel; a Orquestra PIM; o Café com Choro; a Caravana Vale do Saber e Instituto S do Saber.
Além disso, instituições como o Observatório do Valongo (UFRJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF), o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA/MCTI) e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) desempenharam papéis fundamentais, oferecendo suporte logístico, material e educativo, garantindo o sucesso e o legado da IOAA 2024.
Acesse o canal do Observatório Nacional no YouTube e ative o lembrete para não perder nenhum detalhe desta cerimônia: https://www.youtube.com/watch?
Sobre a IOAA
Estabelecida na Tailândia em 2006, a IOAA é um evento anual para alunos do ensino médio de alto desempenho de todo o mundo. O objetivo da competição é disseminar a astronomia e a astrofísica entre os alunos do ensino médio, para fomentar a amizade entre jovens astrônomos em nível internacional, a fim de construir cooperação nesses campos.
Sobre o Observatório Nacional
Fundado em 1827, o Observatório Nacional (ON) é uma Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que desempenha um papel fundamental na construção e desenvolvimento dos campos científicos da Astronomia, Geofísica e Metrologia em Tempo e Frequência no Brasil, nas quais realiza pesquisa, desenvolvimento e inovação, com reconhecimento nacional e projeção internacional. Suas atividades incluem a formação de pesquisadores em cursos de pós-graduação, geração, conservação e disseminação da Hora Legal Brasileira e a divulgação e popularização do conhecimento científico produzido. Saiba mais em: http://www.on.br/