O físico Ennio Candotti, fundador e ex-diretor do Museu da Amazônia, morreu, aos 81 anos, nesta quarta-feira (6/12). O falecimento do cientista gerou comoção em diversas entidades ligadas à pesquisa, principalmente na região amazônica.
Candotti nasceu na Itália e chegou ao Brasil em 1952. Em terras brasileiras, ele se formou em física pela Universidade de São Paulo (USP), em 1964. O físico lecionou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Em 1998, o pesquisador recebeu o Prêmio Kalinga, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), por popularizar a ciência. Candotti foi membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia de 2003 a 2007 e de 2011 a 2015.
O físico fundou, em janeiro de 2009, o Museu da Amazônia (Musa), que ocupa 100 hectares da Reserva Florestal Adolpho Ducke, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus, capital do Amazonas.
Nas redes sociais, o Musa informou que permanecerá fechado a partir desta quinta-feira (7/12), em decorrência do falecimento de Ennio Candotti.
O Inpa divulgou uma nota de pesar pelo falecimento do físico. “O professor Ennio Candotti foi uma figura ímpar, reconhecida por seu conhecimento e contribuições notáveis para o avanço da ciência no Brasil. Sua atuação em prol das questões amazônicas foi incansável ao longo de 15 anos, sendo um defensor apaixonado pelo estudo e pela preservação da biodiversidade da região.”
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) também lamentou a morte do pesquisador. “Ennio teve atuação fundamental no fortalecimento da ciência brasileira e na divulgação científica.”
Na rede social X, antigo Twitter, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou solidariedade aos amigos e familiares do físico.
Segundo Lula, Candotti “sempre foi comprometido com o desenvolvimento científico brasileiro e a preservação do meio ambiente. Aos seus familiares, seus amigos e alunos minha solidariedade neste momento de tristeza e saudade”.