De acordo com nova pesquisa, inflação é uma grande preocupação para o consumidor americano

Uma mulher carrega sacolas de compras em Nova York. (Foto AP / Mark Lennihan, Arquivo) (Foto AP / Mark Lennihan, Arquivo)

O sentimento do consumidor americano atingiu seu ponto mais baixo na década, alimentado por preocupações com o aumento da inflação, de acordo com os últimos números.

A Universidade de Michigan divulgou os dados da pesquisa com o consumidor de novembro na quarta-feira, indicando que um em cada quatro entrevistados “citou erosões inflacionárias em seus padrões de vida” neste mês. O índice está atualmente em 67,4%, ante 71,7% em outubro.

“Os consumidores expressaram menos otimismo na pesquisa de novembro de 2021 do que em qualquer outro momento na última década sobre as perspectivas para suas próprias finanças, bem como para a economia em geral “, disse o economista-chefe da University of Michigan Surveys of Consumers, Richard Curtin, em um comunicado.

“O declínio foi devido a uma combinação de uma rápida escalada da inflação combinada com a ausência de políticas federais que efetivamente reparassem os danos inflacionários aos orçamentos familiares,” Curtin continuou. “Embora a escassez de linhas de suprimento induzida por uma pandemia tenha sido a causa precipitante, as raízes da inflação cresceram e se espalharam mais amplamente pela economia .”

Também na quarta-feira, o índice de preços de Despesas de Consumo Pessoal – que o Federal Reserve usa como indicador de inflação – atingiu seu maior nível em 31 anos , disparando 5% no ano até o mês passado.

Megan Henney, da FOX Business, contribuiu para este relatório.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here