A pandemia da Covid-19 trouxe mudanças significativas no comportamento do consumidor, impulsionando a busca por produtos de qualidade no mercado online. No caso do café não é diferente. Em 2022, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) registrou um aumento notável nas categorias superior (26%), gourmet (20%) e cápsulas (5,5%). Estas também são as que mais representam as vendas acumuladas nos primeiros meses de 2024.
A alta demanda não deixa dúvidas de que o café tem uma participação significativa na economia brasileira, representando 0,39% do Produto Interno Bruto (PIB) total do país (aproximadamente R$ 42,6 bilhões). E, com a crescente procura por cafés especiais, os consumidores têm optado por deixar o varejo de lado para comprar seus grãos diretamente do produtor, uma nova tendência que incentiva marcas especializadas em alta qualidade a apostarem no mercado digital.
O Olinto Café, cafeteria em Franca/SP, é um exemplo desse movimento. Há quatro gerações, o estabelecimento possui um espaço próprio para produção e torrefação, no sítio Capoeira, na região da Alta Mogiana. Essa independência no cultivo representa também uma garantia de autenticidade para os clientes, que também podem visitar o local para conhecer o modo de preparo dos grãos.
“Temos mais de 100 anos de história e, durante toda a trajetória, sempre cuidamos das nossas plantações considerando a tradição de desenvolver cafés com aroma e sabores únicos, permitindo que nossos clientes acompanhem o passo a passo do cultivo ao preparo da bebida, seja no sítio ou no estabelecimento”, destaca José Tadeu de Oliveira Filho, barista e sócio do Olinto.
A cafeteria também tem se adequado às novas formas de consumo, priorizando a praticidade e o conforto dos seus clientes por meio do lançamento de sua loja virtual. Com as vendas online, o Olinto Café abre margem para que usuários de todo o Brasil tenham acesso aos seus produtos. Entre eles, destacam-se o Olinto Especial, o Olinto Frutadinho e o Bárbara, além de diversos parceiros da região da Alta Mogiana.
“A expansão do e-commerce permite que os consumidores tenham acesso a uma variedade de opções, além de contribuir para a valorização dos pequenos agricultores. Queremos que mais pessoas tenham a oportunidade de apreciar o Olinto sem abrir mão da conveniência e do custo-benefício, atraindo cada vez mais apreciadores de café que buscam por experiências gastronômicas enriquecedoras”, ressalta Tadeu.
Sobre o Olinto Café:
Com mais de 100 anos de história, passada por quatro gerações, o Olinto Café é uma cafeteria que conta com produção e torrefação própria, oferecendo aos visitantes a oportunidade de conhecer de perto não apenas o modo de preparo da bebida, como também o processo de cultivo dos grãos especiais em seu sítio Capoeira, na região da Alta Mogiana. Além do estabelecimento e do turismo pela lavoura, consumidores de todo o país podem comprar os produtos do Olinto em sua loja virtual. Endereço: Rua Vicente Scarabuci, 2478 – Vila Scarabucci, Franca/SP. Site: www.olintocafe.com.br