Alunos da rede estadual participam de 1° Encontro Estadual do Parlamento Jovem

FOTOS: Hítalo Kleto/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) recebeu, na noite de terça-feira (25/06), o 1° Encontro Estadual do Parlamento Jovem. Com o objetivo de disseminar aprendizados sobre cidadania entre alunos de Ensino Médio da rede estadual, o programa Parlamento Jovem já está em sua 16ª edição. Na solenidade, alunos de diversas edições do programa tiveram uma noite de confraternização.

Realizado desde 2008, o Parlamento Jovem acontece em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar. Em um primeiro momento, a equipe da Gerência de Educação Cidadã da Aleam vai até às escolas da rede e os estudantes participam de palestras sobre cidadania, com explicações sobre política, sociedade, direitos e deveres.

Depois disso, cada unidade de ensino realiza a própria eleição do representante na etapa estadual. Os que desejam se tornar “alunos deputados” organizam o discurso eleitoral e os discentes da escola votam em seus representantes. Na Aleam, mais um ciclo de palestras é apresentado aos estudantes, além da imersão da rotina na casa legislativa.

“Esse é um projeto muito importante, porque na rede estadual queremos formar cidadãos, e não apenas ministrar conteúdos. As experiências que eles têm aqui é transformadora e ficamos felizes de contribuir há tanto tempo com essa iniciativa”, destacou a secretária de Educação, Arlete Mendonça.

Além da acolhida aos alunos e ex-alunos, a solenidade contou com a entrega dos certificados dos alunos deputados de 2020, adiada por conta da pandemia da Covid-19. A gerente de Educação Cidadã da Aleam, Cassandra Serejo, que organiza as atividades do Parlamento Jovem, contou que, no Amazonas, o trabalho é diferenciado.

“O Parlamento Jovem do Amazonas é o melhor do Brasil, porque é o único que tem integração direta com a Secretaria de Educação. Isso traz um diferencial, porque alcançamos um público importante”, ressaltou Cassandra.

Encontro de gerações

Com a reunião de representantes de todas as 16 edições do Parlamento Jovem, o evento na Aleam proporcionou um encontro de gerações de estudantes da rede estadual. Vencedor na primeira edição do programa, Denis Araújo, 33, hoje advogado, falou sobre a experiência de também viajar, em 2008, a Brasília.

Ex-aluno da Escola Estadual (EE) Anselmo Jacó, em Manaquiri (a 60 quilômetros de Manaus), Denis também foi o vencedor da etapa nacional do programa, eleito líder da mesa diretora na Câmara dos Deputados.

“Fui a Brasília e toda a experiência foi incrível. A gente esquece, mas é lá que as decisões são tomadas, e ficar por dentro de todo esse contexto mudou minha visão de mundo na época. Hoje, política para mim tem um outro significado”, enfatizou Denis.

Neste ano, o aluno Diogo Costa, de 17 anos, foi eleito o aluno deputado da EE Ernesto Pinho Filho, na zona norte de Manaus. Junto dele, outros 23 alunos deputados participaram, em maio deste ano, da semana de imersão na Aleam. A experiência foi transformadora, contou Diogo.

“Saí de lá com outra cabeça. Além de aprender como muitas coisas funcionam, ainda tive a oportunidade de quebrar a timidez e melhorar minha oratória. Foi um programa muito importante”, compartilhou Diogo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui