Com o objetivo de ampliar parcerias visando o avanço do serviço de distribuição e comercialização de gás natural (GN) e de práticas inovadoras, a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) participou da 5ª edição do Agile in the Jungle. O evento ocorreu neste sábado (28/09), no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping.
Marcado pela participação de especialistas renomados em níveis nacional e regional, de executivos e de profissionais da área de inovação, o evento teve por objetivo a promoção da cultura ágil. Uma programação extensa marcou a realização do Agile in the Jungle, cuja organização ficou a cargo da Comunidade Ágil Manaus.
Com um estande temático sobre a cadeia de gás natural, a Companhia, concessionária dos serviços de distribuição e comercialização do GN, levou informações sobre sua atuação no estado e os benefícios que o gás canalizado tem oferecido aos seus usuários no Amazonas. Houve o destaque para a economicidade proporcionada pelo gás natural que, hoje, pode variar de 30% a 50% a depender do segmento de atuação – termelétrico, industrial, veicular, comercial e residencial.
A Cigás também mostrou o alinhamento do gás natural à preocupação do evento com a questão ambiental. Os visitantes do estande tomaram conhecimento sobre como as soluções energéticas proporcionadas a partir do gás natural têm impactado positivamente o meio ambiente.
Do conjunto de combustíveis fósseis, o GN é o mais limpo, sendo considerado como de grande importância para a transição energética. “A participação da Cigás em eventos como o Jungle abre portas para parcerias e representam oportunidades para que possamos divulgar para a sociedade o serviço de distribuição do gás natural, de extrema relevância para o meio ambiente”, comenta o gerente de Comercialização e Marketing da Cigás, João Salomão.
Essa ação de promoção comercial propiciou a prospecção de agentes do ramo da inovação com interesse no mercado de gás natural. “A presença da Cigás no Agile in the Jungle foi uma oportunidade de promover discussão estratégica sobre o papel do gás natural canalizado no desenvolvimento da região”, disse o presidente da Associação Agile in the Jungle, Francisco Medeiros.
De acordo com ele, em um cenário onde a busca por eficiência e sustentabilidade ganha cada vez mais relevância, a Cigás compartilhou experiências e se conectou com líderes de inovação que também estão pensando em soluções para o futuro do Amazonas. “A participação da Companhia enriqueceu o evento, proporcionando um diálogo sobre o potencial energético e contribuindo para o crescimento e fortalecimento do ecossistema local”, complementou.
A presença da Companhia chamou ainda a atenção dos entusiastas da área de inovação. Participante do evento, a gerente de projetos do Sidia, Helen Antela, foi uma das visitantes do estande e ressaltou que foi uma oportunidade de conhecer melhor sobre a Cigás e o gás natural.
A Companhia possui um plano de negócios com visão de cinco anos – 2024 a 2028. Nele, está previsto investimento a ser aplicado na expansão do sistema de distribuição de gás natural superior a R$ 360 milhões. Nessa linha, a projeção é chegar a 432 quilômetros e superar a expressiva marca de 35 mil usuários de gás natural no referido período.
Vale destacar que 6.294.579 de toneladas de carbono equivalente (gases de efeito estufa – GEE) deixaram de ser emitidas com o uso do gás natural na geração de energia elétrica no Amazonas. Esse resultado foi baseado, somente, considerando a troca do óleo combustível pelo GN e o período abrangido para o estudo foi de 2010, quando iniciou a operação comercial da Companhia, até 2023. Atualmente, a Cigás fornece o combustível para a geração de energia elétrica a usinas termelétricas (UTE´s) localizadas nos municípios de Anamã, Anori, Caapiranga, Coari, Codajás e, também, na capital amazonense.
FOTOS: Stefany Rocha/Cigás