Nesta terça-feira, (31/10), a Defesa Civil do Amazonas reuniu com os profissionais do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) da Secretaria Nacional de Defesa Civil, com o objetivo de discutir estratégias e ações para enfrentar os desafios decorrentes da estiagem que assola diversas regiões do país.
O Gade é uma equipe técnica que apoia municípios e estados na ocorrência de desastres e é coordenado pelo Centro Nacional de Monitoramento de Riscos e Desastres (Cenad), da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Durante a reunião, que ocorreu na sede da Defesa Civil, e foi intermediado pelo secretário Adjunto da Defesa Civil do Amazonas, coronel Clóvis Araújo, foram alinhadas medidas emergenciais e para lidar com os impactos da estiagem, considerando a escassez de recursos hídricos e os riscos para a segurança alimentar e o bem-estar das populações locais.
“Estamos enfrentando uma situação crítica que requer ação conjunta e rápida. A colaboração do Gade é fundamental para fortalecer nossa capacidade de resposta e mitigação dos impactos da seca”, ressaltou coronel Clóvis durante a reunião.
A Defesa Civil do Amazonas e o Gade reafirmaram seu compromisso em trabalhar em estreita colaboração, enfatizando a importância da solidariedade e da prontidão para enfrentar os desafios climáticos, visando proteger as comunidades e garantir a resiliência diante dos impactos das mudanças climáticas.
A coordenadora do Gade, no Amazonas, Marcela Rodrigues, expressou o compromisso do grupo em colaborar com a Defesa Civil do Amazonas e as comunidades afetadas. “Estamos prontos para oferecer nossa contribuição no enfrentamento dos desafios causados pela estiagem. Nossa prioridade é garantir a segurança e o bem-estar das populações vulneráveis”, destacou Marcela.