Em continuidade às atividades de crédito voltadas a pescadores artesanais, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) dá início, no sábado (21/09), a um mutirão de elaboração de projetos de crédito rural em Borba (distante 151 quilômetros de Manaus). A iniciativa, que deve durar uma semana, tem como objetivo atuar na viabilização de até R$ 1 milhão ao segmento pesqueiro.
À frente da ação está a Gerência de Aquicultura e Pesca (Geape) do Idam, em conjunto com a Unidade Local (UnLoc) Idam/Borba. “Por meio do serviço de elaboração de projetos, os pescadores artesanais poderão solicitar crédito para a aquisição de equipamentos, implementos e apetrechos de pesca, além de recursos para o custeio das atividades por eles desempenhadas. Isso significa melhores condições de trabalho aos beneficiados e, também, um avanço para o setor primário local”, disse o engenheiro de pesca do Idam, Kleison Medeiros.
Durante o mutirão, são esperados 50 pescadores do Sindicato de Pescadores (Sindpesca) e da Colônia de Pescadores Z-26. “Mas a ação não é limitada e todos os pescadores da região também poderão usufruir do serviço”, pontuou Medeiros.
O Idam atua na elaboração de projetos de crédito, que, posteriormente, são encaminhados à Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), a responsável pela concessão do recurso. Para solicitar o serviço, os pescadores devem apresentar os seguintes RG; CPF; Certidão do Pescador Artesanal (RGP) atualizada; proposta de aquisição de máquinas, equipamentos e apetrechos de pesca; comprovante de residência; e cartão do banco (conta corrente).