Expoagro 2024: Adaf promove ciclo de palestras durante o evento

A atividade tem como público-alvo estudantes, profissionais do setor primário e produtores rurais

FOTO: Divulgação/Adaf

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) promove um ciclo de palestras durante a 46ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), que acontece desta terça-feira (24/09) até domingo (29/09), no Parque de Exposições Dr. Eurípedes Ferreira Lins, na rodovia federal BR-174.

Serão três palestras com os temas: Panorama das pragas quarentenárias dos citros no Amazonas; Monilíase do cacaueiro e cupuaçuzeiro: panorama geral no estado do Amazonas; e Boas práticas na manipulação de agrotóxicos com viés na saúde humana e ambiental.

Na quinta-feira (26/09), universitários, profissionais do setor primário e produtores poderão obter conhecimentos junto à Gerência de Defesa Vegetal (GDV) da Adaf sobre o Panorama das pragas quarentenárias dos citros no Amazonas, às 14h; e Monilíase do cacaueiro e cupuaçuzeiro: panorama geral no estado do Amazonas, às 15h.

A monilíase do cupuaçuzeiro e cacaueiro é uma praga devastadora que afeta plantas do gênero Theobroma e Herrania, causando perdas na produção de frutos, na renda dos agricultores e redução da oferta de cupuaçu e cacau no mercado. Focos da doença foram identificados nas cidades de Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Urucurituba e São Paulo de Olivença. Já entre as pragas quarentenárias que afetam plantações de citros estão o cancro cítrico, ácaro hindustânico, a pinta preta e o huanglongbing (HLB).

As palestras serão ministradas pelos engenheiros agrônomos da Adaf, Claudio Gurgel e Sivandro Campos.

No mesmo dia, a Gerência de Fiscalização de Agrotóxicos (GFA) da autarquia falará sobre as boas práticas na manipulação de agrotóxicos com viés na saúde humana e ambiental. A palestra terá início às 16h, e será ministrada pela fiscal agropecuária engenheira agrônoma da Adaf, Cristiane Klehm.

Todas as palestras da Adaf serão ministradas na sala 1 do parque de exposições.

Autorização

Antes mesmo do início da Expoagro, servidores da autarquia – que é responsável pela liberação e fiscalização de eventos agropecuários no estado – estiveram no parque de exposições para conferir a estrutura do local. A atuação da agência tem como objetivo garantir a sanidade e o bem-estar animal, além de observar o atendimento dos requisitos sanitários, garantindo a rastreabilidade dos animais e a prevenção da disseminação de doenças.

Os servidores da Adaf também estarão presentes ao longo de todo o evento para acompanhar a chegada e realizar exames nos animais que serão expostos e comercializados.

Negócios

A Expoagro é a vitrine do agronegócio sustentável amazonense e promove as melhores oportunidades para fazer negócios, contatos e conhecer novas tecnologias disponíveis no mercado, beneficiando pequenos, médios e grandes produtores rurais e a população em geral, proporcionando desenvolvimento econômico, entretenimento e modernização do setor.

A expectativa é de que o evento movimente R$ 230 milhões em negócios e conte com a participação de mais de 280 mil visitantes e de 580 expositores, envolvendo a comercialização de maquinário, negócios de animais, bovinos, caprinos, ovinos, praça de alimentação e ações de crédito rural, por meio dos agentes financeiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui