Início Governo do Amazonas Governo leva PAC em Movimento para ações sociais em três bairros de...

Governo leva PAC em Movimento para ações sociais em três bairros de Manaus

Durante o sábado, foram oferecidos serviços como emissão de documentos no Japiim, Santa Luzia e Novo Aleixo

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), levou o projeto PAC em Movimento para três ações sociais, no último sábado (09/11), em diferentes bairros de Manaus.

Documentos como carteira de identidade, primeira e segunda via, e certidões de nascimento, além de itens necessários para documentação básica foram oferecidos no Instituto de Educação Professor Marchelli de Almeida Crispim, no Japiim, durante as atividades da ação Engenharia Comunitária; na Igreja Católica de Santa Luzia, em parceria com o projeto Dinamite – Uma Explosão de Solidariedade, que atua no bairro Santa Luzia; e no Parque das Garças, no Novo Aleixo.

A titular da Sejusc, Caroline Braz, explica que a proposta é descentralizar os serviços e chegar cada vez mais próximo do cidadão. Ela destaca que, a partir de agora, a pasta também disponibiliza documentação em domicílio para pessoas com deficiência (PCDs).

“Levamos as nossas equipes até à casa das pessoas para emissão de documentos e, assim, facilitar a vida do cidadão. A nossa proposta é expandir o atendimento voltado a esse público, trabalhando com políticas públicas efetivas”, afirmou a secretária durante uma visita à residência de Mariano Oliveira, morador do bairro Santa Luzia que tem dificuldade de locomoção e precisa da segunda via da identidade. “Proporcionar esses serviços significa dar dignidade à população”.

Para a autônoma Paula Gomes, o atendimento em domicílio é muito importante para famílias como a dela, que não têm condições de sair de casa com frequência.

“É difícil sair de casa com o meu irmão. Além da dificuldade de locomoção, não temos como pagar o transporte e, com a equipe vindo até a nossa casa, trazendo o atendimento, agiliza parte do processo”, comentou Paula.

Projetos – Na sexta edição, o Engenharia Comunitária, que envolve mais de 100 profissionais e oferece para comunidade serviços de saúde e cidadania, teve o apoio do Estado pela primeira vez. A coordenadora Rita Nobre enfatizou que a parceria traz novas oportunidades para a população.

“Com a estrutura para emissão de documentos básicos, o cidadão pode conseguir benefícios que, às vezes, muitas pessoas perdem por não ter uma carteira de identidade”, explica a coordenadora.

Já o Dinamite – Uma Explosão de Solidariedade atende 70 famílias no bairro Santa Luzia e, em parceria com a Sejusc, entregou mais de 170 documentos na manhã de sábado.

“A parceria com o Estado é importante para levar cidadania para dentro do bairro”, afirmou Roberto Dinamite.

O líder comunitário do Parque das Garças, no Novo Aleixo, Sebastião Nascimento, reforçou que o diálogo entre comunidade e Governo tem aproximado os serviços do Estado dos cidadãos.

“Hoje podemos apresentar para o Governo o que estamos precisando e ele está atendendo a nossa demanda, esse contato tem sido muito positivo”, avalia Sebastião.

Para solicitar a ação em um município ou comunidade, basta enviar o pedido para [email protected]

FOTOS: Manuella Barros/Sejusc

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

LEIA TAMBÉM

 5 vítimas da matança em uma residência no Nova Cidade foram velada em uma...

Momentos de dor e desespero tomaram conta, na tarde deste domingo (17), do velório das cinco pessoas mortas na chacina ocorrida na noite deste...

 Impeachment do Ministro que ama soltar bandidos esta pronto para ser encaminhado ao senado

O advogado Modesto Carvalhosa afirmou nesta quinta-feira, 7, que vai ingressar no Senado com pedido de impeachment contra o ministro Gilmar Mendes (conhecido como papai noel dos bandidos), do Supremo Tribunal Federal,...

 Platiny faz homenagem a Projeto de Inclusão Social do TCE e ADEFA

AMAZONAS - Autor da Sessão Especial em homenagem ao Projeto de Inclusão Social de parceria da Associação de Deficientes Físicos do Amazonas (ADEFA) e...

´Cem por cento só confio no meu pai e na minha mãe`, diz Bolsonaro...

O presidente eleito Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira que o ministro extraordinário da transição, Onyx Lorenzoni, é a melhor pessoa para responder sobre a suspeita de que...

¨Confira os detalhes na imagem do apto de pobre do petralha¨- Lula (O Honesto)

BRASIL - Um dos imóveis, um triplex de 215 metros quadrados, pertence à família do ex-presidente Lula. O empreendimento conta com três quartos, cinco banheiros,...
.