Sepror realiza reunião virtual do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável, tendo avicultura como pauta principal

Nesta quinta feira (29/10), a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) realizou a segunda reunião virtual do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável do Amazonas (CEDRS) com a participação do titular da pasta, Petrucio Magalhães Júnior, e demais membros do conselho.

Na reunião foram abordadas diversas pautas, com destaque para o setor da avicultura. O presidente da Federação da Agricultura do Estado do Amazonas (Faea), Muni Lourenço, apontou a importância que a avicultura tem no estado, no que diz respeito, entre outras coisas, a geração de emprego.

“A produção da avicultura de postura no estado iniciou a partir da década de 1960 e atualmente gera 3.500 empregos diretos e indiretos, além de ser relevante para a contribuição alimentar da população” afirmou Muni.

Segundo o titular da Sepror, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM), e a Faea estarão buscando maneiras de ajudar o setor. “Vamos fazer todo o possível, conforme o governador Wilson Lima já nos orientou em reunião, para ajudar este setor, que gera emprego e renda para nosso estado”, declarou Petrucio.

O secretário de Estado da Casa Civil, Flávio Antony, falou em nome do Governo, garantindo o apoio ao setor. “Recebemos encaminhamento do setor da avicultura e o governador já determinou que se faça tudo que estiver ao alcance do governo e de maneira transparente para solucionar os impasses da cadeia produtiva e gerar emprego no Amazonas”, afirmou Flávio.

Outro assunto abordado foi a aprovação do novo orçamento para a produção rural. Em atendimento à transparência, foram divulgados os valores orçados e usados em 2020 para programas como o “Produzir Amazonas”, pagamento de servidores e empregados e as medidas de prevenção contra a Covid-19, como compra de máscaras, sanitização e álcool em gel.

“Houve um salto de R$ 6 bilhões para R$ 7,5 bilhões na série do setor primário, e um aumento na participação do PIB entre 2019/2020. Os investimentos do Plano Safra têm dado resultado, e ainda temos muito a fazer para gerar mais empregos para a produção rural. Agora, nosso desafio é passar dos dois dígitos”, disse o secretário.

Esta foi a última reunião ordinária do CEDRS do ano. O próximo encontro do Conselho está previsto para acontecer em fevereiro de 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here