Ministros Silvio Costa Filho, Simone Tebet e Waldez Góes e Silvio Costa Filho debatem projetos de integração e infraestrutura em Tabatinga (AM)

Os ministérios de Portos e Aeroportos (MPor), do Planejamento e Orçamento (MPO) e da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), com o apoio do governo do Estado do Amazonas, promovem um encontro-visita no Porto de Tabatinga, para discutir ações integradas do governo federal com intuito de facilitar a logística de produtos do Brasil com os países sul-americanos. Entre os projetos em debate estão as Rotas de Integração Sul-Americana (projeto do MPO), as Rotas de Integração Nacional (projeto do MIdr) e os projetos logísticos do modal portuário (projetos do MPor).

O evento será realizado nesta terça-feira, dia 9 de abril, às 15 horas, no porto de Tabatinga, no Amazonas, e contará com a presença dos ministros Silvio Costa Filho, Simone Tebet e Waldez Góes, além do governador do Amazonas, Wilson Miranda Lima, e parlamentares do Estado.

As cinco rotas para a Integração Sul-Americana foram desenhadas pelo MPO após determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e são fruto de uma escuta ativa aos 11 Estados brasileiros que fazem fronteira com a América do Sul. O Estado do Amazonas é beneficiado diretamente pela Rota Manta-Manaus, que passa por Tabatinga, mas também pela Rota das Ilhas das Guianas, ao Norte, e Quadrante Rondon, com ligações via Peru e Bolívia. As obras já estão incluídas no Novo PAC.

Os investimentos do MIdr na região de Tabatinga já somam mais de R$ 20 milhões. Os recursos são destinados para as obras de pavimentação na região, implantação do Centro de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento Sociobioeconomico (Mapati) e do Parque Tecnológico e Cientifico do Alto Solimões, que visam fortalecer os fluxos de comércio entre os países amazônicos, reduzir o tempo de trânsito de mercadorias e ampliar o potencial logístico da região, transformando Tabatinga no novo centro de escoamento do país. Também já está prevista, a implementação das Rotas de Integração Nacional, tendo como principais frentes de investimento as cadeias produtivas da fruticultura e bioversidade. Contemplada pelo Programa, a região Norte recebeu R$ 12 milhões em 2023 para estruturação das Rotas do Mel e Cacau.

Com objetivo de minimizar os efeitos da estiagem na região, o MPor está organizando o plano de dragagem para todo o estado do Amazonas. Em junho deste ano, está previsto o lançamento de contratações dos serviços que vão permitir as manutenções necessárias, a fim de evitar os problemas ocorridos no último ano. Com relação às hidrovias, o Governo Federal está elaborando os estudos para realização de 5 concessões até 2026.

Cobertura da imprensa
Após realização do evento, os ministros atenderão os jornalistas presentes. Não há necessidade de credenciamento. Não está prevista transmissão do evento.
Programação
14h50 – Chegada das autoridades ao Porto de Tabatinga
15h00 – Embarque das autoridades e representantes empresariais para vistoria no trecho da hidrovia
16h00 – Retorno e atendimento à imprensa

Evento para divulgação dos projetos de integração e infraestrutura em Tabatinga (AM)
Quando: 9/4
Horário: 15h
Local: Porto de Tabatinga (AM)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui