Deputados parabenizam professores e debatem temas variados

Na sessão ordinária desta quinta-feira (15), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), os deputados que participaram de forma remota e presencial, debateram assuntos variados, com destaque à comemoração ao Dia do Professor.

O deputado Adjuto Afonso (Progressistas) destacou as ações da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam) que irá à região do Rio Purus levar o programa de crédito aos pequenos e microempreendedores de cidades como Beruri e Boca do Acre.

De acordo com o parlamentar, é importante registrar também o crédito emergencial direcionado aos feirantes de Manaus, que atingiu a marca de R$ 1 milhão em financiamentos. Segundo Adjuto, de março a outubro foram 209 operações de crédito para Manaus, Tefé, Novo Airão, Iranduba e Rio Preto da Eva e o próximo município a receber liberação de crédito voltado aos feirantes da ADS será Presidente Figueiredo. “Estive com o presidente da Afeam, Marcos Vinícius Castro e ele me disse que a Agência preparou uma ação de crédito aos feirantes da capital. São essas ações que acho importantes realizadas pelo governo do Estado”, esclareceu.

Augusto Ferraz (DEM) falou sobre o dia do Professor no Pequeno Expediente, desejando dias melhores aos profissionais do ensino. “Sem essa profissão, jamais teríamos advogados, administradores e outras profissões. Quero parabenizar os professores do Amazonas que tanto nos orgulham”, afirmou.

O deputado Belarmino Lins (Progressistas) agradeceu ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) por ter prorrogado as inspeções nas contas das prefeituras do interior por conta de um requerimento enviado pelo parlamentar à Corte de Contas no sentido de estudar a possibilidade de prorrogação por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “O Pleno do TCE votou e aprovou a deliberação, trazendo mais tranquilidade aos municípios”, comemorou.

A deputada Professora Therezinha Ruiz (PSDB) enalteceu a passagem do Dia do Professor, fazendo um apanhado histórico do dia e listando as responsabilidades e esforços dos professores e professoras. “Eu aproveito esse momento para comemorar juntos com os demais deputados a lei que foi criada por mim em 2009 que criou a Semana de Valorização do Educador e hoje, em 2020, já estamos na 13ª edição”, afirmou.

A líder do governo do Estado na Aleam, deputada Joana Darc (PL) direcionou seu discurso ao concurso do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (IDAM), mais especificamente, aos aprovados. De acordo com a parlamentar, atualmente o órgão está nos preparativos finais de chamamento dos concursados. “Vi que com a imposição do governo Federal, o chamamento de concursos públicos em 2020 só poderia ser feito via judicial, então ajuizamos uma ação para que o governo do Estado pudesse chamá-los. Fomos à Defensoria Pública e tenho muita felicidade de anunciar que semana que vem já teremos a chama dos aprovados do concurso do IDAM”, declarou.

Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Alessandro Cavalcanti

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here