Dentre as principais propostas do “Joãozinho Miranda e Bancada” está a reestruturação da Associação de Pais e Amigos do Down no Amazonas (APADAM). A iniciativa tem como objetivo fortalecer o apoio às famílias e indivíduos com síndrome de Down em Manaus, implantando as ações na instituição, que está sem funcionar. A proposta consiste na apresentação de recursos de emendas parlamentares para fomentar o atendimento na associação.
O Histórico de Apoio à APADAM
Enquanto vereador, Joãozinho Miranda sempre esteve engajado na causa das pessoas com deficiência. Em 2013, ele foi o autor do Projeto de Lei N°316/2013, que conferiu o título de Utilidade Pública à APADAM. Essa lei, além de reconhecer a importância da associação, possibilitou o acesso a recursos e parcerias, fundamentais para a ampliação dos serviços oferecidos pela entidade.
Outro feito enquanto ocupava uma cadeira na CMM foi a autoria do PL Nº 038/2015 que instituiu a “Semana de Conscientização da Síndrome de Down”, com o objetivo de erradicar a discriminação contra as pessoas com a Síndrome de Down.
Agora, Joãozinho Miranda e sua bancada propõem um plano de reestruturação que envolve, entre outras medidas, a implantação de atendimentos na APADAM, com a execução de programas educacionais e terapêuticos para as pessoas com síndrome de Down.
Para Joãozinho Miranda, a APADAM é um pilar essencial para a promoção da inclusão em Manaus. “A APADAM vai muito além de uma associação, e com a concretização dos nossos projetos, passará a ser espaço de acolhimento, aprendizado e empoderamento para famílias e pessoas com síndrome de Down. O trabalho a ser realizado ali impactará diretamente na vida de todos aqueles que fazem parte desse universo”, afirmou.